Programa vai capacitar rede estadual de educação em direitos humanos

PGE RS
PGE RS - Foto: Arte/Secom

A Procuradoria-Geral do Estado inicia em maio, em Caxias do Sul, a implantação do Programa de Educação em Direitos Humanos. O projeto tem o objetivo de capacitar professores, trabalhadores, estudantes, gestores e integrantes da comunidade escolar. A ação é uma parceria da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da PGE, a Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (Apergs) e a Secretaria da Educação (Seduc).

Cada escola selecionada enviará um professor, uma pessoa da direção, um estudante, um funcionário efetivo e um representante do Conselho Escolar no segmento família, alcançando um número total de 60 pessoas. Posteriormente, as instituições de ensino desenvolverão atividades para tratar do assunto, envolvendo temas como sustentabilidade, criança e adolescente, raça e etnia, gestão e mediação de conflitos, justiça restaurativa, gênero e diversidade sexual, pessoas com deficiência, idosos, trabalho escravo contemporâneo, migração e xenofobia, liberdade e intolerância religiosa.

Com o apoio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), serão selecionadas escolas, inicialmente, de Ensino Médio, observando os critérios de maior vulnerabilidade e de número de ocorrências que chegam às CREs. "A formação incluirá debates e vídeos com depoimentos de pessoas que se debruçam sobre os temas pertinentes aos direitos humanos, como os da campanha E Por Falar em Direitos Humanos da Apergs'", afirma o coordenador da CDH, Jorge Luis Terra da Silva.

Serão abordados casos de violações de direitos humanos na comunidade, mas também experiências exitosas de Educação em Direitos Humanos em escolas locais.

Texto: Ascom PGE-RS
Edição: Gonçalo Valduga/Secom