Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Piquete do Comando Rodoviário da BM promove apresentação no Acampamento Farroupilha

Publicação:

13092018 DSC 0088
Apresentação dessa quinta-feira teve o tema “Tropeirismo” - Foto: Rafael Silva/BM

O Piquete Tropeiros do Asfalto, do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), promoveu, nessa quinta-feira (13), uma apresentação cultural no Acampamento Farroupilha, com o tema “Tropeirismo”.

Tropeiros são indivíduos que vendem tropas de gado, de mulas ou de éguas. Além disso, também são condutores de tropa. Mas este conceito vai mais além, pois trata de um grupo que ajudou a remodelar o Brasil desde o período colonial, por volta do ano de 1727, até bem próximo da época atual.

Para desenvolver essa atividade foram introduzidas rotas, denominadas Caminho das Tropas, que abrangiam o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e tendo como destino final o estado de São Paulo.

Os tropeiros também foram muito importantes na abertura de estradas e na fundação de vilas e cidades. Muitas feiras comerciais criadas por tropeiros deram origem a pequenas vilas e, em seguida, às cidades que hoje conhecemos.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) prevê, no regulamento do Acampamento Farroupilha, que toda entidade ou empresa acampada realize uma apresentação cultural a fim de promover a defesa e a conservação do patrimônio histórico e artístico do Rio Grande do Sul, bem como difundir as tradições gaúchas.

Texto: Clelia Admar/Ascom BM
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul