Projeto do RS que ajuda jovens vulneráveis é apresentado em evento no Chile

Secretária Maria Helena participou de evento que debate segurança cidadã e justiça entre países da América Latina e Caribe - Foto: Divulgação

Programa de Oportunidades e Direitos (POD), projeto do governo do Estado que ajuda jovens em situação de vulnerabilidade, foi apresentado durante a Décima Semana da Segurança Cidadã, considerado o maior evento dedicado ao tema na América Latina e Caribe. O encontro, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), troca experiências e dialoga sobre políticas públicas de prevenção e controle da criminalidade.

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori - junto com o coordenador do Escritório de Projetos, Aldo Peres, e a delegada Luciane Bertoletti, da Secretaria de Segurança Pública - levou para o evento a experiência exitosa do POD, considerado pelo BID referência em política pública voltada à juventude. É a única comitiva brasileira que está participando das discussões.

Conforme Maria Helena, o RS conta com seis Centros da Juventude funcionando nas áreas de maior vulnerabilidade social para mudar a realidade dos jovens e das comunidades. "Estamos reduzindo a evasão escolar, estimulando o estudo ou a retomada dele, oferecendo capacitação profissional e suporte para o ingresso no mundo do trabalho e incentivando a empreender. Isso está nos ajudando a reduzir a violência nesses territórios", afirmou.

Ela também citou o Primeira Infância Melhor (PIM), as Cipaves e o POD Socieducativo, que atua junto ao jovem em conflito com a lei, ressaltando a importância da integração entre as políticas públicas para o atendimento integral das necessidades das famílias.

"Decidimos trazer para o evento não apenas dados e evidências dos problemas enfrentados no nosso Estado, e que são comuns aos países participantes do evento, mas também programas que estão dando certo e mudando efetivamente a realidade das nossas comunidades", acrescentou Peres.

O anfitrião do evento é o ministro adjunto de Interior e Segurança do Chile, Rodrigo Ubilla. Além dele, participam ministros e autoridades de diversos países latinos. As atividades foram divididas em dois eixos: Diálogo Regional de Políticas, mais teórico e que foi realizado nos dois primeiros dias (26 e 27) e Clínica de Segurança Cidadã, com experiências práticas, que se estende até sexta (30).

Texto: Melina Fernandes/SDSTJDH
Edição: Gonçalo Valduga/Secom