Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Militar do Ceará conhece funcionamento da Operação Golfinho no Estado

Publicação:

Comitiva policial cearense conheceu o funcionamento completo da mobilização realizada pela BM gaúcha - Foto: Jussara Pelissoli / Ascom CRPO Litoral

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) recebeu a visita de oficiais da Polícia Militar do Ceará na manhã desta quinta-feira (8/8), em Osório, que vieram ao Rio Grande do Sul obter informações sobre a Operação Golfinho.

O interesse dos policiais cearenses estava focado em conhecer o planejamento e a operacionalidade da mobilização da Brigada Militar voltada a atender os veranistas que se deslocam às praias durante as temporadas de verão.

O chefe do Estado-Maior e da 3ª Seção do CRPO Litoral, major Marcelo Vieira da Silva, apresentou a estrutura do CRPO Litoral, constituído do 8º BPM e do 2º BPAT, e o funcionamento completo da Operação Golfinho, que começa a ser planejada anualmente em junho, para execução entre dezembro e março.

Na comitiva de oficiais do Ceará estavam o subcomandante do Policiamento do Interior, tenente-coronel Romero dos Santos Colares, e o comandante e a subcomandante do Batalhão de Turismo, tenentes-coronéis Marcos Luís Franco Gomes e Maria de Fátima Vieira Bezerra de Paula, cujas sedes das unidades estão localizadas em Fortaleza.

Conforme o tenente-coronel Marcos Franco Gomes, com base na funcionalidade da Operação Golfinho, a polícia militar do Ceará irá realizar uma avaliação do desempenho do Batalhão de Turismo daquele Estado. “Para nós será uma situação inversa, pois a experiência da Operação Golfinho com os veranistas durante o verão gaúcho servirá para a nossa atuação na serra do Ceará, onde aumenta o fluxo turístico com as baixas temperaturas”, explicou o comandante do Batalhão Turístico.

A reunião também contou com a participação do chefe da Seção de Investigação do CRPO Litoral, major Vanderlei Tomazi; do comandante da Companhia de Osório que responde pelo comando do 8º BPM, capitão Leonardo da Rosa de Souza; e da chefe da Seção de Distribuição e Recebimento do Centro de Intendência do Departamento de Logística e Patrimônio da BM, capitã Rúbia do Nascimento Bruck.

A comitiva policial cearense chegou ao Rio Grande do Sul na segunda-feira e foi recebida pelo Comando-Geral da Brigada Militar.Também foram a Gramado conhecer o 1º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas. Da sede do CRPO Litoral, foram a Capão da Canoa visitar o 2º BPAT e o Centro de Formação Aeropolicial (CFAer) da Brigada Militar.

Texto: Jussara Pelissoli/Ascom CRPO Litoral
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul