Políticas sociais são menina dos olhos do nosso governo, diz Sartori

Governador José Ivo Sartori durante o programa Governo e Comunidade, veiculado nos sábados - Foto: Juliana Baratojo/Palácio Piratini

As políticas públicas para a área social foram destaque no governo de José Ivo Sartori. Neste sábado (17), as ações e programas voltados ao atendimento de famílias de baixa renda, de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e de prevenção à violência foram assunto do programa Governo e Comunidade, da Rádio Piratini, que foi transmitido pelas radiodifusoras nas mais diversas regiões do Rio Grande do Sul.

"As políticas sociais são a menina dos olhos do nosso governo. Sempre trabalhamos para os que mais precisam e para que tenhamos uma sociedade mais justa. São iniciativas que parecem pequenas, mas que fazem muita diferença na vida de milhares de pessoas", afirmou Sartori.

O Primeira Infância Melhor (PIM), por exemplo, que atende gestantes e crianças de zero a seis anos, serviu de inspiração para o programa Criança Feliz do governo federal. Através do PIM foram atendidas mais de 53 mil crianças em 260 municípios do estado.

Já o Prato para Todos, onde são destinados alimentos de boa qualidade às famílias de baixa renda e que promove a ressocialização de jovens em tratamento contra o uso de drogas na seleção e distribuição dos alimentos, 300 entidades cadastradas beneficiaram até 50 mil pessoas mensalmente.

"No Programa de Oportunidades e Direitos (POD) buscamos diminuir a violência e envolver os jovens contra o crime, com mais dignidade e um futuro melhor. Foram criados seis Centros da Juventude em zonas muito pobres e vulneráveis socialmente, onde os jovens sofrem com a falta de oportunidades e ali eles têm acesso a esportes, atividades culturais e profissionalizantes", complementou o governador.

O POD conta com quatro centros em Porto Alegre, um em Alvorada e outro em Viamão. Cerca de cinco mil jovens já foram atendidos e 1,5 mil se formaram em cursos técnicos. Mais de 500 deles estão empregados atualmente. "“Isso eleva a autoestima, eles passam a ter uma profissão, trabalho e renda, e ainda ajudam com a família. No POD Social, a cada 100 dos jovens que são acompanhados, 92 não voltam para o crime. Desde o início do nosso governo, olhamos com muito cuidado para a juventude porque sem eles não há futuro", concluiu.

Políticas para as mulheres

As políticas de atendimento às mulheres vítimas de violência domésticas, como a Rede Lilás, tiveram continuidade no governo Sartori. A Patrulha Maria da Penha conta com 31 unidades no momento. Já o programa Empregar RS Mulher atendeu seis mil mulheres para facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

"Os resultados mostram que o atendimento aqueles que mais precisam do poder público é um fator de orgulho para todos nós. Tudo isso foi possível graças ao trabalho integrado de todas as secretarias de Estado, e o empenho da secretária (do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos) Maria Helena, que sempre se dedicou à causa social", reiterou.

As Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolas (Cipaves) também foram citadas como destaque de ações de governo. A política, que teve origem no município de Caxias do Sul, está presente em quase todas as escolas estaduais no momento atual. Os resultados indicam a diminuição da prática bullying em até 30%.

A edição do programa Governo e Comunidade contou com a apresentação da jornalista Nara Sarmento e foi a segunda transmitida desde o retorno da licença do governador José Ivo Sartori no período das eleições. Até o final deste ano, o tema do programa será um balanço sobre os resultados da gestão.

Texto: Letícia Bonato
Edição: Gonçalo Valduga/Secom