Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Capital sedia evento que valoriza importância do solo na produção de alimentos

Publicação:

Conferência do Solo e da Água discute importância de produzir mais alimentos sem deixar sustentabilidade de lado
Conferência do Solo e da Água discute importância de produzir mais alimentos sem deixar sustentabilidade de lado - Foto: Divulgação/Seapi

Ocorre nesta quinta-feira (6) a 4ª Conferência Estadual do Solo e da Água, na sede do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), em Porto Alegre. O evento acontece anualmente para valorizar o Dia Mundial do Solo (5 de dezembro) e integra as atividades do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água - Conservar para Produzir Melhor.

Na programação, estão previstas palestras de especialistas e de autoridades ligadas às entidades e órgãos que executam o programa, tais como Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e Emater.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein, destacou o trabalho de integração das secretarias para colocar o projeto em prática. "O programa é de grande importância e da maior responsabilidade. A população mundial está aumentando e vivendo cada vez mais. Precisamos produzir mais alimentos sem deixar de lado a sustentabilidade", afirmou.

O deputado Ernani Polo, então secretário da Agricultura na criação do programa, disse que o "papel de levar conhecimento ao produtor rural é do poder público junto com a iniciativa privada. "A falta do alimento traz consequências gravíssimas. Temos grande potencial para produção, mas podemos aumentar cuidando do solo", avaliou.

Texto: Eduardo Oliveira/Seapi
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul