Posse de novo conselho marca importância de defesa do consumidor

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 21.11.2017: O governador José Ivo Sartori empossou nesta terça-feira (21), durante solenidade no Palácio Piratini, os Conselheiros da Escola Superior de Defesa do Consumidor. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Sartori recebeu no Piratini os novos conselheiros da Escola Superior de Defesa do Consumidor - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Os novos membros do Conselho Científico da Escola Superior de Defesa do Consumidor (ESDC) foram empossados, nesta terça-feira (21), em cerimônia no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini. A solenidade teve a presença do governador José Ivo Sartori e da secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Maria Helena Sartori.

De acordo com o governador, o conhecimento do conselho da Escola Superior de Defesa do Consumidor qualifica ainda mais as ações do sistema estadual. "Sempre digo que a educação e a informação são as chaves fundamentais para promover mudanças sociais. Logo, ampliar e qualificar a formação de multiplicadores da informação torna, cada vez mais, as relações de mercado transparentes e justas", afirmou.

"Quanto mais o consumidor souber de seus direitos, mais ele será bem atendido. Este resultado só acontece quando existem ações como o Conselho da Escola Superior. Uma iniciativa que busca construir uma rede de capacitação para os diversos profissionais que hoje atendem o consumidor, tornando-se um exemplo de parceria com a sociedade", ressaltou Maria Helena.

O coordenador da ESDC, Diego Ghiringhelli de Azevedo, falou sobre a importância de realizar a cerimônia no Palácio Piratini. "Estamos em processo de reformulação da instituição. Desta forma, trazer a solenidade de apresentação dos nossos conselheiros para um espaço histórico como o Palácio, fortalece ainda mais esta nova fase que se inicia", disse.

Para Sartori, conhecimento da instituição qualifica ações do sistema estadual. Luiz Chaves/Palácio Piratini

Ao todo, o conselho é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, cumprindo mandato de dois anos. Em suas atribuições, estão desenvolver estudos para melhorias na área, organizar palestras e atividades educacionais, além de participar da elaboração da grade curricular da escola.

Conheça a nova composição:

Cesar Luís de Araújo Faccioli e Alexandre Lipp João (representantes da Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP)

Adalberto Pasqualotto e Flávia do Canto Pereira (representantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS)

Carolina Saraiva e Ângela Molin (representantes da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra)

Rogério da Silva e Liton Lanes Pilau Sobrinho (representantes da Universidade de Passo Fundo - UPF)

Adriana Fagundes Burguer e Vitor Hugo do Amaral Ferreira (representantes da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul)

Defender o consumidor

Criada em 2009, a Escola Superior de Defesa do Consumidor foi reinaugurada em 2016. Seu principal objetivo é capacitar profissionais para atuar no sistema estadual de defesa do consumidor - em especial, os integrantes de Procons municipais -, preparar estudantes e profissionais da área do direito e informar a população sobre seus direitos e deveres. Entre 2016 e 2017, mais de 200 pessoas participaram de cursos e treinamentos de qualificação.

Atualmente, está vinculada no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos ao órgão de coordenação do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (Procon RS).

Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Gonçalo Valduga/Secom