Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Preservação do patrimônio histórico preocupa comunidade de Bagé

Publicação:

Durante a Interiorização de Governo em Bagé nesta sexta-feira (1º), o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, se reuniu com o secretário Municipal de Cultura, Sapiran Brito, e a comunidade cultural da região. A principal demanda foi atenção e auxílio para a preservação do patrimônio histórico da cidade.

O encontro ocorreu na Casa de Cultura do município, antiga sede do Banco da Província. Assis Brasil, acompanhado do adjunto, Jéferson Assumção, da diretora de Economia da Cultura, Denise Pereira, e pelo coordenador da Assessoria Técnica, João Menine, ouviu as reivindicações da comunidade cultural. Em inventário realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, existem na cidade 800 prédios considerados aptos a tombamento histórico. A comunidade se mostrou preocupada com a expansão imobiliária que causa a demolição de grande parte desses prédios e entregou uma carta aberta ao secretário solicitando a abertura de um inventário estadual desses prédios.

Essa mobilização de vocês já demonstra que estamos avançando na consciência sobre a necessidade de preservação do patrimônio histórico gaúcho. Isso ajuda a que se chegue a uma política pública de preservação patrimonial, disse Assis Brasil. Além disso a comunidade cultural bageense solicitou apoio para a reedição de algumas obras históricas do escritor Pedro Wayne e de outros autores e poetas da cidade. Após a reunião a comitiva da Secretaria de Estado da Cultura conheceu os principais equipamentos culturais da cidade.

Texto e foto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul