Presidente da Ceasa participa da abertura da colheita do pêssego na Capital
Publicação:
O presidente da Ceasa/RS (Centrais do Abastecimento do Rio Grande do Sul), Paulino Olivo Donatti, participa, nesta terça-feira (5), às 15h, do ato de abertura da colheita do pêssego na propriedade do produtor Hildemar José Piber, no bairro Campo Novo, zona sul de Porto Alegre. Pela terceira vez, a cerimônia será realizada na propriedade que tem 10 hectares ocupados com 3,5 mil pés de pêssego, além de 1,5 mil ameixeiras e verduras.
Porto Alegre lidera a produção de pêssegos entre as capitais do país, com pomares que ocupam cerca de 120 hectares da área rural. Entre as variedades plantadas, destacam-se as de polpa branca (Premier, Pampeano, Charme e Sulina) e de polpa amarela (Maciel, Granada, Vanguarda e Peach). Estima-se que, neste ano, a safra alcance recorde superior a 1,5 mil toneladas, graças ao clima favorável.
Comercialização
Parte da produção será vendida durante a 29ª Festa Municipal do Pêssego e 22ª Festa Estadual do Pêssego, eventos tradicionais em Porto Alegre, com abertura oficial marcada para o próximo sábado, 9, às 18h, no Centro de Eventos Vereador Ervino Besson, na avenida João Salomoni, 1340, bairro Vila Nova.
O evento contará com 14 bancas para comercialização de frutas, flores, produtos da agroindústria familiar, artesanato, praça de alimentação e parque infantil. A festa será realizada nos finais de semana deste mês (dias 9, 10, 15, 16, 17, 23 e 24) e contará também com atrações artísticas e culturais.
A primeira Festa do Pêssego de Porto Alegre foi realizada por iniciativa de fruticultores interessados em ampliar o mercado consumidor e promover a produção agrícola da Capital. Hoje, o evento é uma promoção conjunta da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Sindicato Rural de Porto Alegre, Governo do Estado, por meio da Emater-Ascar, e pelo Sistema Farsul.
Feira no Centro Histórico
A produção de pêssegos também será comercializada em bancas na rua José Montaury, quase esquina com a Marechal Floriano Peixoto, durante o mês de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Os fruticultores esperam vender 120 toneladas da fruta na feira do Centro e nos dias da festa na Vila Nova.
Texto: Assessorias Ceasa e PMPA
Foto: Luciano Lanes
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305