Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Presídio de Nova Prata oferece aulas de ioga para apenadas

Publicação:

As apenadas têm a oportunidade de praticar ioga desde 2016
As apenadas têm a oportunidade de praticar ioga desde 2016 - Foto: Divulgação/Susepe

A qualidade de vida das apenadas do Presídio de Nova Prata está sendo modificada com a oferta de aulas de ioga. A atividade, que ocorre a cada 15 dias, tem objetivo de proporcionar alívio, equilíbrio, postura, coordenação motora e concentração, além de aumentar a capacidade imunológica, ajudando na redução da ansiedade e do estresse.

A ação acontece desde 2016 e é uma iniciativa da 7ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), por meio da administradora Marines da Silva Santos, da assistente social Cecília Turri e demais servidores penitenciários.

A ioga é uma disciplina originária da Índia, que une aspectos físicos, emocionais e espirituais. Proporciona bem-estar e busca um sentido de vida mais profundo, unindo o físico e o espiritual. Leva a um estado de harmonia, serenidade e paz, por meio do autoconhecimento e da integração com o mundo exterior.

“Fui convidada a realizar uma ação alusiva ao Outubro Rosa no ano passado e, desde meu primeiro contato, me senti realizada pelo acolhimento das apenadas. Conversei com a administração do estabelecimento e estou desenvolvendo as aulas até hoje”, afirmou a professora Miriam Furlam.

A Divisão de Saúde do Departamento de Tratamento Penal da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) estimula e supervisiona as políticas e as ações de saúde física e mental das pessoas privadas de liberdade, bem como outros julgados convenientes e necessários.

Texto: Luana Meireles/Ascom Susepe
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul