Professores indígenas recebem capacitação para ensinar sobre segurança no trânsito

Formação busca trazer elementos pedagógicos que promovam adaptação das comunidades indígenas à segurança no trânsito - Foto: Thiago Rodrigues/Seduc

A ampliação da segurança nas áreas próximas de estradas é o objetivo da terceira etapa da formação de Educação para o Trânsito, destinada a professores de escolas indígenas, que acontece até sexta-feira (25), no auditório Paulo Freire, do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

A iniciativa, que integra o Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Proredes Bird), busca ampliar a segurança nas áreas próximas de estradas que passam por obras de revitalização. Nesta edição, foram contemplados educadores indígenas de oito instituições de ensino, das regiões de Palmeira da Missões e Carazinho, que atenderão mais de 800 alunos nas comunidades.

A formação é promovida pelas secretarias da Educação (Seduc) e do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e dos departamentos Estadual de Trânsito (Detran-RS) e Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS).

Segundo a assessora do setor de Direitos Humanos da Seduc, Helena Martins, a formação traz elementos pedagógicos que promovam uma adaptação das comunidades indígenas ao regramento da segurança no trânsito. "Isto é algo que ainda não faz parte do cotidiano destas comunidades, então, aos poucos, vamos agregando informações que auxiliem no trabalho de conscientização dos perigos das estradas", explica.

De acordo com o professor Valdomir Farias, da Escola Cacique Syere, da região de Palmeira das Missões, esta é a primeira vez que recebe uma formação sobre trânsito. "Quero parabenizar o Estado por trabalhar e aperfeiçoar o tema com as nossas comunidades. As informações são muito valiosas para educar os nossos estudantes e impedir que ocorram acidentes", destaca.

Dinâmica

No decorrer do curso, serão abordados importantes aspectos sobre trânsito em palestras, oficinas e utilizando diferentes recursos pedagógicos, como contos de histórias, jogos, músicas, vídeos e assessoramento dos planos de trabalho de cada professor presente.

Texto: Diego da Costa/Seduc
Edição: Gonçalo Valduga/Secom