Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Renovada parceria para manutenção do programa "RS Acolhedor"

Publicação:

maria19
A secretária Maria Helena Sartori lembrou que o serviço atende pessoas do interior do RS e de outros estados - Foto: SDSTJDH

O Programa “RS Acolhedor”, por meio de parceria do governo do Estado e da Associação Beith Shalom, através da Casa de Acolhimento Apascentar, acolhe usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do interior que estejam em trânsito durante atendimento ou tratamento de saúde em Porto Alegre. O Termo de Colaboração foi renovado nesta segunda-feira (19) pela secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, e pelos representantes da Associação Beith Shalom, pastor Alberto Voskelis e Andrius Lopes.

O programa atende atualmente Porto Alegre e tem capacidade de 3.240 mil diárias/ano destinadas aos usuários que necessitam permanecer na cidade durante o tempo que perdurar os cuidados e tratamento de saúde. Nesse período, os mesmos precisam estar acompanhados de familiar/cuidador, que também precisam de suporte, tanto operacional, com a disponibilização de hospedagem e recursos materiais, alimentação e higienização, quanto psicossocial, que lhes garantam proteção social integral.

A secretária Maria Helena Sartori disse que o serviço atende pessoas do interior do RS e de outros estados, e ajuda quem vem de longe, com dificuldades, sem recursos e precisa de um acolhimento.

O pastor Alberto Voskelis afirmou que nos três anos de existência a instituição acolheu quase 10 mil pessoas de 203 municípios.

O presidente da Associação Beith Shalom, Andrius Lopes, ressaltou a importância da parceria com o governo pela credibilidade oferecida ao programa.

Também participaram do ato de renovação do Termo de Colaboração o diretor geral da SDSTJDH, Ademir Baretta; a diretora do Departamento de Assistência Social, Rosa Iohana de Oliveira, e as coordenadoras do DAS/SDSTJDH, Maristela Pessin e Kátia Fortes da Silveira.

O encaminhamento dos usuários ao programa é feito por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de municípios distantes mais de 50 quilômetros de Porto Alegre, e pelas equipes do serviço social da rede hospitalar do SUS. A Casa de Acolhimento Apascentar está localizada na rua Antônio Joaquim Mesquita, nº 317, no bairro Passo da Areia, em Porto Alegre.

Texto: Ascom SDSTJDH
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul