Programa Estadual do Milho será validado pela Câmara Setorial dia 21 de agosto

lavoura de milho RS
Milho produzido no RS não é suficiente para atender a demanda, especialmente das cadeias produtivas de aves, suínos e leite - Foto: Fernando Dias / Seapdr

Após quase dois meses desde a reunião da Câmara Setorial do Milho realizada no final de junho com a participação de mais de 50 instituições, os grupos de trabalho apresentam nesta semana a proposta de diretrizes, metas e estratégias para aumentar a produção e melhorar a qualidade do milho no Estado.

As proposições foram construídas com produtores, cooperativas, cerealistas, integradoras de aves e suínos, além de entidades de pesquisa, ensino e assistência técnica como a Emater – conveniada da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Com um déficit que varia de 1 milhão a 1,5 milhão de toneladas de grãos por ano para atender a demanda, especialmente das cadeias produtivas de aves, suínos e leite, o governo do Estado, atendendo pleitos destes setores, está construindo uma proposta com ações que vão desde incentivar a irrigação, intensificar ensaios de pesquisa e assistência técnica, melhorar práticas de secagem e armazenagem até agilizar e adequar os financiamentos e o seguro rural para os produtores de milho.

Ivan Bonetti, diretor do Departamento de Política Agrícola, explica que, após a reunião para aperfeiçoamento e validação das propostas pelos membros da Câmara Setorial, o secretário Covatti Filho encaminhará o material ao governador Eduardo Leite, de quem partiu a demanda de elaboração de um programa para o milho, cereal considerado estratégico para o agronegócio do RS.

Reunião da Câmara Setorial do Milho
Horário: 14h
Local: sala 51 da Seapdr, av. Getúlio Vargas, 1.384, bairro Menino Deus, Porto Alegre

Texto: Ascom Seapdr