Programa Gaúcho do Artesanato realiza Feira de Páscoa em Porto Alegre

Feita Artesanato
Artesãos venderão uma vez por mês seus produtos no Viaduto da Borges - Foto: Ascom FGTAS

A Feira de Páscoa ocorre nesta terça e quarta-feira (16 e 17/4) no Viaduto Otávio Rocha, na Capital, das 9h às 17h. O evento é uma promoção da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), e da Prefeitura de Porto Alegre. Vinte artesãos expõem e comercializam peças como bichos e bonecos, patchwork, acessórios e tapetes de couro, toalhas pintadas e utilitários em madeira.

O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, visitou a feira em seu primeiro dia de funcionamento. Para a coordenadora do PGA, Marlene Garcia, a parceria entre as instituições surgiu a partir de um convite da prefeitura para que a FGTAS realizasse eventos no local. O objetivo é incentivar a ocupação dos espaços públicos pela comunidade. Segundo Marlene, a proposta contou com o apoio da Associação dos Moradores do Centro Histórico e culminou com o compromisso de realizar uma feira mensal no viaduto. A primeira edição ocorreu no final de março, e a próxima será em alusão ao Dia das Mães, de 7 a 9 de maio.

O Programa Gaúcho do Artesanato incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela FGTAS, é responsável pela emissão da carteira de artesão, documento que viabiliza ao seu titular isenção de ICMS para a circulação de produtos, possibilidade de emitir notas fiscais e de exportar produtos como pessoa física, além de participar de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Texto: Jaíne Martins / Ascom FGTAS