Programação de ovinocultura tem apoio da Emater/RS-Ascar em Bagé

ovinoss
A programação de ovinocultura ocorre no Parque Visconde de Ribeiro Magalhães até o domingo - Foto: Divulgação/Emater/RS-Ascar

Com o apoio da Emater/RS-Ascar, teve início nesta quarta-feira (9), em Bagé, na região da Campanha, a 11ª Agrovinos, a 4ª Exposição Internacional e a 1ª Exposição Nacional da Raça Romney Marsh, com a entrada de animais rústicos e a galpão de todas as raças ovinas, até as 18h.

O jurado de Admissão será Gustavo Velloso e os de Classificação serão o argentino Lúcio Azpiazu e José Galdino Garcia Dias (Corriedale), os também argentinos Carlos José Solonet e Carlos Felipe Solonet (Romney Marsh) e Francisco Linhares Bidone (Merino Australiano, Ideal, Hampshire Down, Texel, Ile de France e Ovinos Naturalmente Coloridos).

A programação geral ocorre no Parque Visconde de Ribeiro Magalhães até o domingo (13), com raças ovinas de lã, duplo propósito e carne, em julgamentos, remates, concurso de carcaças de cordeiros e de borregas, culinária e artesanato.

Na quinta-feira (10), das 8h às 12h, ocorre o julgamento de admissão de todas as raças, e o de classificação, às 14h.

Na sexta-feira (11), continuam os julgamentos dos animais, havendo o Remate Oficial da 11ª Agrovino às 15h, seguido do remate de ovinos de rebanho geral. Na parte da tarde, às 14h, acontecerão os concursos culinários de Doces e o de Carne Ovina, promovidos pela Emater/RS-Ascar.

No sábado (12), a partir das 9h, haverá o Concurso de Borregas da Emater/RS-Ascar, com a participação de criadores de municípios da região. Na ocasião, participarão trios de raça de carne e de lã Suffolk, Crioula, Santa Inês e Corriedale.

A promoção é da Associação Bageense de Criadores de Ovinos (Abaco), Associação e Sindicato Rural de Bagé e Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Romney Marsh. As atividades também contam com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Embrapa Pecuária Sul, da prefeitura de Bagé, através das secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (SDI); do Desenvolvimento Rural (SDR); da Cultura e Turismo (Secult), e ainda da Câmara de Vereadores.

Texto: Helena Boucinha/Emater/RS-Ascar/Regional Bagé
Edição: André Malinoski/Secom