RedeSim chega a 179 municípios

Com a adesão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) em Tupandi, município localizado a 10 quilômetros a Norte-Oeste de São Sebastião do Caí, a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) conta agora com um total de 179 cidades integradas no estado. As seis últimas contempladas foram Caibaté, Mostardas, Alto Alegre, Entre-Ijuís, Pinhal e Vila Flores. O cronograma prevê que, até o final deste ano, a RedeSim esteja implantada em mais algumas cidades, atingindo 82 municípios, totalizando a meta de 261.

O presidente da JucisRS, Flávio Koch, destaca que a direção da autarquia está trabalhando em parceria com o Sebrae/RS no processo de sensibilização junto aos gestores municipais para que a Rede possa ser expandida o mais breve possível para todos os municípios gaúchos. Segundo ele, é preciso divulgar as vantagens do sistema para os administradores, já que Lei 11.598 permite a abertura, alteração e fechamento de empresas, por meio da simplificação de procedimentos, reduzindo a burocracia em várias esferas.

Desde 2014, a Junta Comercial e o Sebrae/RS são parceiros na implantação da Rede, simplificando procedimentos. Hoje, a JucisRS tem 55 Unidades Desconcentradas (UDs), ou seja, escritórios regionais distribuídos em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Atualmente, são contabilizados na autarquia cerca de 25 mil documentos mensais. No momento, há 2.549.165 empresas registradas, sendo 1.452.120 ativas.

Koch avalia como extremamente positivo o número de municípios que têm aderido à plataforma, salientando que os principais beneficiários são os clientes/usuários do órgão de registro. “Nosso foco é o atendimento aos cidadãos que estão à frente de todo este processo”, afirma.

Texto: Denise Rodrigues/Ascom JucisRS
Edição: Secom