Região Noroeste recebe caravana de interiorização da Secretaria da Cultura

Cultura card
-

O gabinete da Secretaria da Cultura (Sedac) estará no noroeste do Estado nesta semana, durante a 6ª caravana de interiorização. Depois de percorrer Erechim e região, na semana passada, o destino, agora, é Ijuí. Na sexta (11/10), a secretária Beatriz Araujo despacha da prefeitura.

Descentralizar as ações da secretaria, planejar políticas públicas culturais para o Estado e abordar a proposta de alterações no Sistema Pró-cultura RS estão no roteiro da viagem. Até o final de 2019 a caravana de interiorização vai passar por nove municípios gaúchos.

A primeira agenda em Ijuí será às 8h30 com o prefeito Valdir Heck. Logo após, às 9h, a secretária recebe a imprensa para entrevista coletiva e, na sequência, há encontro marcado com secretários e gestores de cultura da região. A última agenda na prefeitura é às 16h. Às 19h30, a secretária participa da abertura da ExpoIJuí/Fenadi – considerada uma das maiores feiras de negócios do interior do Estado.

Mas a agenda na região começa na quinta-feira (10/10), em Santo Ângelo. Às 8h30, Beatriz será recebida pelo prefeito Jacques Barbosa e, às 9h, faz a abertura de workshop promovido pelo programa RS Criativo. Com o tema Produção de Conteúdos para Mídias Sociais, o curso será ministrado pelo professor Eduardo Wannmacher, da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS. Às 9h30, a secretária concede entrevista para a imprensa, no hall do Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo Custódio, onde, em seguida, conversa com gestores de entidades públicas e privadas.

Ainda nas Missões, Beatriz visita as ruínas de São Nicolau, de São Lourenço e de São João Batista. À noite estará em Panambi, onde participa, às 19h30, do evento Cultura em pauta, com o prefeito Daniel Hinnah, da presidente da Câmara de Vereadores, Mirian Rosane Dallabrida, e de secretários e coordenadores de cultura de outras 12 cidades da região. O objetivo é mobilizar as prefeituras a participarem do Sistema Municipal e Estadual de Cultura.

RS Criativo em Santo Ângelo

Com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, o workshop ocorre no Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo Custódio, junto ao Teatro Municipal Padre Antônio Sepp, na rua 3 de Outubro, 800. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 (quinta) por meio deste link.

O workshop pretende analisar as manifestações contemporâneas do mercado audiovisual, propondo a criação de conteúdos para as mídias sociais. Também se volta à discussão sobre os novos formatos e janelas de consumo de conteúdos audiovisuais contemporâneos. A atividade é gratuita e oferece certificado de participação da PUCRS.

O RS Criativo é um programa da Secretaria da Cultura, com apoio do Ministério da Cidadania, que busca desenvolver a Economia Criativa do Rio Grande do Sul. Para fortalecer os Territórios Criativos das diferentes regiões funcionais do Estado, foram criadas as Caravanas, que levam cursos gratuitos de empreendedorismo e inovação ao interior.

Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac