Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Registro Digital atrai contadores de Porto Alegre e Região Metropolitana

Publicação:

Capacitação contadores jucis
Contadores participaram de capacitação sobre Registro Digital na sede da JucisRS - Foto: Aline Marques

 Cerca de 30 contadores participaram na tarde dessa quinta-feira (7) da capacitação sobre Registro Digital na sede da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). O curso apresenta aos profissionais da área Contábil a nova plataforma que faz parte do projeto Junta Digital. O setor de plenário da autarquia, recentemente reestruturado e equipado com modernos computadores ficou lotado de profissionais liberais e representantes de escritórios de Contabilidade de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Como usuários do Sistema de Registro Mercantil (SRM), os participantes receberam orientações sobre o funcionamento do Registro Digital já que o cronograma da Junta Digital em fase final e passa a abranger todos os atos a contar de 1º de julho (sede). O SRM é uma ferramenta que promove a gestão de todo o processo de registro de empresas e atividades afins da Junta Comercial, abrangendo todas as etapas do processo de registro: protocolo, análise, aprovação, devolução, digitalização e arquivamento de documentos. 

Devido à grande demanda, o secretário-geral da JucisRS, Cleverton Signor, informa que, em breve, haverá outro curso para contemplar os contadores que não conseguiram vaga nesta primeira edição. Os usuários que não receberam o e-mail de confirmação devem ficar atentos que logo nova palestra será ministrada. A direção da JucisRS planeja, ainda neste ano,  destinar a capacitação para outros profissionais como advogados, administradores e economistas, entre outras categorias que fazem uso dos serviços oferecidos pela autarquia.

Signor explica que o SRM permite que tudo seja feito pela internet, ou seja, os serviços estarão disponíveis sete dias por semana, 24 horas por dia, sem necessidade do uso de papel. Ele enfatiza que além da comodidade e simplicidade nas operações, há redução de custo para o cidadão/empresário. “Temos uma prestação de serviço mais ágil e uma maior segurança jurídica”, finaliza, ressaltando a importância da capacitação dos contadores para utilização do Sistema. A palestra foi ministrada pelo chefe do Setor de Atendimento da JucisRS, Silvio Moisés Ramão.


cleardot.gif
Portal do Estado do Rio Grande do Sul