Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Reunião discute ações conjuntas para fortalecer o Porto do Rio Grande

Publicação:

portorg8
Fernando Estima e Arthur Rocha Baptista conversaram na quinta-feira em Rio Grande - Foto: André Zenobini/SUPRG

A reformulação do Arranjo Produtivo Local (APL) e as maneiras de auxílio ao governo do Estado foram pauta do encontro do diretor-presidente do APL, Arthur Rocha Baptista, com o superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima, na sede da autoridade portuária, em Rio Grande, na quinta-feira (7).

O APL Marítimo surgiu da ampliação da temática do antigo APL do Polo Naval e de Energia. Com a mudança, o grupo passou a se dedicar ao fomento das atividades marítimas e navais e suas respectivas cadeias produtivas. “Nossas pautas são bastante convergentes. A partir da força de nossos associados, o APL Marítimo trabalha para promover o Porto dos gaúchos e atrair cargas, e novos negócios para o nosso território. Também estamos discutindo o aproveitamento do modal hidroviário, o novo modelo de gestão portuária e o futuro dos navios autônomos. Nesse contexto, o Simulador de Manobras Navais do APL é um grande ativo da nossa região e instrumento de desenvolvimento para um porto mais seguro e eficiente”, detalhou o presidente Arthur Baptista.

Para o superintendente do Porto, ações conjuntas fortalecem o sistema hidroportuário gaúcho. “As lideranças alinhadas em um projeto de desenvolvimento da região fazem com que os grandes investidores possam ter garantias para aportar os seus recursos. Contaremos muito com o apoio do APL Marítimo ao longo de nossa gestão”, concluiu Fernando Estima.

Novo APL

O APL Marítimo foi aprovado no dia 19 de novembro em assembleia geral e passou a incluir os setores de navegação aquaviária, operações portuárias, logística, pesca e aquicultura, dentre outros assuntos. O APL Marítimo do Rio Grande do Sul é o primeiro do gênero no Brasil. O simulador mencionado teve seu workshop de lançamento no mesmo dia e é uma ferramenta de alta precisão para a realização de treinamentos marítimos, como também, para simulações de manobras complexas e novas estruturas portuárias, sendo o primeiro simulador de alta precisão do RS.

Texto: André Zenobini/SUPRG
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul