Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Revista da FEE discute o petróleo como recurso estratégico

Publicação:

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) lança a 5ª edição da Revista Panorama Internacional, nesta terça-feira (6). Na programação, coletiva de imprensa com a presença dos pesquisadores Cecília Hoff, César Conceição e Roberto Rocha, às 10h, na Sala de Eventos, e palestra com o professor de Relações Internacionais da Unisinos, Diego Pautasso, formado em Geografia, mestre e doutor em Ciência Política pela UFRGS, às 14h, no Auditório da FEE, na Rua Duque de Caxias, 1691.

O tema central desta edição é o petróleo como recurso estratégico. A análise proposta pelos pesquisadores organizou a disposição de textos numa lógica do âmbito mais global para o local. O ponto de partida para enfrentar um tema com tanta relevância e complexidades é o texto de Ricardo F. Leães, pesquisador em Relações Internacionais da FEE, acerca dos recentes fluxos globais de petróleo e da estratégia de alguns dos atores mais sublinhados. No plano latino-americano, o economista Tomás Fiori faz um exame comparativo dos regimes de propriedade do petróleo entre quatro países: Argentina, Brasil, México e Venezuela. No plano nacional, a economista Cecília R. Hoff procura entender a relevância da Petrobras para a economia brasileira, apesar da crise econômica no país. E o olhar para o Rio Grande do Sul está no texto dos economistas  Cesar S. Conceição e Roberto P. da Rocha sobre a política de investimento da Petrobras e o impacto no setor de estaleiros, na região de Rio Grande.

O entrevistado desta edição é Lucas Kerr de Oliveira, professor da Unila e pesquisador do Centro de Estudos Sobre o Governo (Cegov), que tem desenvolvido pesquisas no tema de segurança energética e de conflitos em regiões petrolíferas. Confirmado para ser o palestrante na parte da tarde, o professor precisou atender compromissos pessoais. A palestra 'As disputas globais pelo petróleo e seus efeitos no Brasil' ficará a cargo do professor de Relações Internacionais da Unisinos, Diego Pautasso, que atua  nas áreas de pesquisa de Relações Internacionais e Geografia Política, sobretudo em temas como BRICS, China e relações Sul-Sul, e do pesquisador da FEE, Ricardo Leães, com mediação do pesquisador Fernando Lara.

Os eventos estão abertos ao público em geral e não necessitam de inscrições prévias.

Texto: Ascom FEE
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul