RS assina termo de adesão ao Centro Integrado de Inteligência da Região Sul

CIISPR Sul lançamento
Lançamento foi na Secretaria da Segurança Pública do Paraná com a presença do presidente Bolsonaro e do ministro Moro - Foto: Júlia Soares / GVG

O crime organizado e suas ramificações por todo o país se tornaram um dos maiores desafios de governos. Para enfrentá-los, a união de esforços em investimento, estrutura e inteligência é a estratégia já adotada pelo governo federal e alguns Estados. Mais um passo foi dado nesse caminho. Na sexta-feira (10/5), em Curitiba, foi ativado o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Sul (CIISPR-Sul). A unidade atuará com uma equipe formada por agentes de inteligência, com foco no combate ao crime organizado em sincronia com as demais regiões do país.

Com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, a cerimônia foi realizada no Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná. Além do presidente, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, e o secretário de Operações Integradas, Rosalvo Franco, participaram da ativação do Centro Integrado.

Na ocasião, representando o governo do Rio Grande do Sul, o governador em exercício e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, assinou o termo de cooperação técnica para efetivar a adesão do Estado ao CIISPR-Sul, assim como o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr.

Investimento de R$ 2 milhões

"A ativação desse Centro Integrado é algo muito importante, que vem exatamente para dialogar com o programa RS Seguro, que tem base em três premissas: integração, inteligência e investimento qualificado. O que estamos assistindo aqui no Paraná é exatamente o que estamos pensando para o nosso Estado", disse Ranolfo. Lançado em fevereiro, o RS Seguro é amparado nos eixos de combate à criminalidade, prevenção, atendimento ao cidadão e sistema prisional.

Os Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública foram criados para unificar a ação de combate ao crime organizado por regiões. Além do Paraná, está em operação o Centro Integrado de Inteligência Regional Nordeste, com sede em Fortaleza, no Ceará.

Entre os objetivos dos CIISPR, estão a integração entre os agentes de segurança pública para produção de conhecimentos estratégicos e o acesso integrado dos conteúdos das bases de dados das diversas instituições e órgãos que compõem a estrutura de segurança. Segundo o Ministério da Justiça, o investimento no Centro do Paraná foi de R$ 2 milhões para aquisição de equipamentos eletrônicos e estruturação.

Instalado no prédio da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, o CIISPR-Sul é composto por um coordenador da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do MJSP, representantes das secretarias de Segurança Pública estaduais, das polícias civil e militar e do sistema penitenciário do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O centro também conta com integrantes das áreas de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Agência Brasileira de Inteligência.

Diretrizes para os Estados

Segundo o Ministério da Justiça, a entrega da Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública vai ao encontro dos projetos estratégicos da pasta - que contempla também o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N).

Inaugurado dia 3 de maio em Brasília, o CIISP-N é responsável por nortear diretrizes e coordenar trabalhos que serão estendidos às cinco regiões do país, se comunicando diariamente com os centros regionais.

Entre as principais funções do CIISPR-Sul, estão coleta, análise e disseminação de inteligência para tomadores de decisão dos Estados e demais agências de inteligência de segurança pública do país. Os agentes vão produzir conhecimentos estratégicos e terão acesso integrado de conteúdo pertencentes às bases de dados de diversas instituições.

O Centro permitirá a coleta de informações sobre integrantes das organizações criminosas e elaboração de estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas, de drogas e redução de violência criminosa. A presença de capacidades integradas no Centro de Inteligência possibilita assessoria rápida e especializada em casos de emergência ou durante crises. O plano estratégico de atuação do CIISPR-Sul foi validado em janeiro deste ano junto às agências de inteligência dos Estados da Região Sul.

Texto: Ascom SSP