Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS e Pernambuco trocam informações para qualificar governança e gestão

Publicação:

RS e Pernambuco trocam informações para qualificar governança e gestão
Comitiva gaúcha foi recebida na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Recife - Foto: Gil Menezes/Divulgação

Gestores públicos do governo do Estado estão em Recife com o objetivo de trocar experiências com o governo de Pernambuco por causa da relevância dos modelos de governança e gestão desenvolvidos por ambos. A delegação gaúcha, liderada pelo secretário da Educação, Ronaldo Krummenauer, foi recebida nessa segunda-feira (9) pelo secretário de Educação pernambucano, Frederico da Costa Amancio.

O encontro ocorreu na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, modelo por privilegiar o incremento cognitivo e o desenvolvimento total dos estudantes. Houve visita técnica para conhecer a estrutura, o plano de ação e os projetos da unidade de ensino. Posteriormente, houve reunião na Secretaria de Educação sobre modelo de gestão, o funcionamento das gerências regionais e o programa Pacto Pela Educação.

À tarde, os gaúchos se reuniram com o secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão e coordenador geral do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco, Maurício Cruz, junto com membros da Secretaria de Planejamento e Gestão pernambucana, para trocar informações a respeito da estrutura e da metodologia empenhada na gestão.

Nesta terça-feira (10), os encontros ocorreram na Secretaria de Planejamento e Gestão para conhecer a metodologia do Pacto Pela Educação e outras áreas cruciais como segurança pública e saúde. Por fim, a comitiva foi recebida pelo gerente da Secretaria Executiva de Gestão da Rede, Flávio Furtado, para saber mais sobre a gestão de obras escolares.

De acordo com a diretora da SPGG, Melissa Custódio, que também participa do grupo, mesmo verificando que Pernambuco possui uma década de experiência num modelo de gestão, o Rio Grande do Sul está no caminho certo com o Acordo de Resultados. "Temos que nos orgulhar da caminhada que o Estado deu nesses dois anos e meio. O modelo gaúcho de governança e gestão, que é baseado em um planejamento e um trabalho de governança forte, se caracteriza por priorizar a interação entre os órgãos, fruto da conscientização e da evolução sistemática do modelo", afirmou.

Desde janeiro de 2015, por intermédio da SPGG, o governo gaúcho desenvolve um trabalho dotado de metodologia, diagnóstico e metas para monitorar e acompanhar todas as obras e ações realizadas pelo Estado para que atinjam o objetivo final, que é a entrega de serviços à população.

O Acordo de Resultados é uma dessas ferramentas. Se tornou o principal instrumento de acompanhamento e monitoramento dos projetos, indicadores e compromissos de eficiência de gestão de todas as secretarias e vinculadas. Isso garante a integração, a transparência e a unidade na busca pela efetiva execução dos objetivos estratégicos e na construção de uma administração pública mais eficiente na aplicação de recursos e ágil na prestação de serviços.

Também acompanha a comitiva a diretora da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), Roberta Campani.

Texto: Gustavo Rech/SPGG
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul