RS participa de encontro de gestores de assistência social em Brasília

Ocorre na terça e quarta-feira (21/5 e 22/5) reunião em Brasília da Comissão de Intergestores Tripartitte (CIT), espaço de articulação entre os gestores (federal, estaduais e municipais) para o aprimoramento da execução da política de assistência social.

O Rio Grande do Sul está representado pela Secretária de Trabalho e Assistência Social Regina Becker. “Um dos pontos é trabalharmos para superar as dificuldades que os municípios têm em cumprir suas responsabilidades”, explica ela.

Atualmente, 26% dos municípios brasileiros têm dificuldades na gestão, e terão prazo de seis meses para cumprir as metas. A Secretaria do Trabalho e Assistência Social, através da equipe técnica do Departamento de Assistência Social (DAS), tem ações planejadas através do Plano de Apoio Técnico, com reuniões técnicas, visitas in loco, atendimento quinzenal na sede do DAS, seminários e oficinas aos gestores e trabalhadores do Sistema único de Assistência Social (SUAS) dos municípios. “A sugestão é que os Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) atuem de forma conjunta para a superação das dificuldades”, diz a secretária.

Outra pauta foi a apresentação do novo Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGDSUAS), que passa a levar em consideração a área do município, o número de famílias carentes e o número de equipamentos dos municípios. O IGDSUAS busca avaliar a qualidade da gestão descentralizada dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais no âmbito dos municípios, DF e Estados, bem como a articulação intersetorial.

Texto: Ascom/Stas
Edição: Secom