RS Seguro amplia combate ao crime com operação integrada em 13 cidades na Serra

12º BPM Caxias do Sul   Rodrigo Ziebell   SSP
Nos preparativos para a ação, equipes se reuniram em frente ao 12º BPM em Caxias do Sul - Foto: Rodrigo Ziebell / SSP

Depois dos expressivos resultados das quatro Operações Integradas Metropolitanas em 34 municípios da Grande Porto Alegre, dentro do programa RS Seguro, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) começa a expandir nesta quinta-feira (11/4) o modelo que fomenta a estratégia de colaboração entre órgãos de todas as esferas. A ação começou pela região serrana. Com mais de 300 agentes e cerca de 120 viaturas, foi deflagrada no início da noite, uma operação integrada em 13 municípios.

A ação que reúne efetivos de todas as forças da Segurança Pública estadual, com servidores de órgãos municipais e federais, realiza atividades de policiamento em fiscalização em mais de 100 pontos.

Além de barreiras de trânsito para verificar eventuais irregularidades e identificar veículos alvo de furto ou roubo, a operação faz abordagens em pontos estratégicos e de maior incidência de crime, bem como fiscalização em bares e estabelecimentos comerciais.

Participam da operação efetivos de Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Instituto-Geral de Perícias (IGP), Guardas Municipais e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

"O que vemos aqui é reflete os três pilares do programa RS Seguro: integração, inteligência e investimento qualificado. Começamos com esse modelo de operações em março na Região Metropolitana de Porto Alegre e agora, começando aqui na Serra, vamos expandir pelo estado. A redução vista no primeiro trimestre em praticamente todos os indicadores de criminalidade mostram que estamos no caminho certo", afirmou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, na solenidade de lançamento da operação, na sede do 12° Batalhão de Polícia Militar, em Caxias do Sul.

Operação integrada Serra
Fiscalização se estendeu a bares e estabelecimentos comerciais - Foto: Divulgação / SSP

Reação imediata

O início da expansão das operações integradas metropolitanas pela Serra também responde aos recentes episódios de retomada do conflitos entre grupos criminosos na área.

A reação imediata do Estado visa preservar os resultados expressos pelos indicadores criminais do primeiro trimestre de 2019, que mostrem redução em relação ao mesmo período do ano anterior na maioria dos delitos na região.

Na soma dos 13 municípios, os homicídios caíram 17,1%, de 41 entre março e janeiro de 2018 para 34 em igual intervalo deste ano. Os roubos tiveram redução de 24,2% e os roubos a comércios, caíram 44,9%. Os roubos de veículo tiveram pequena alta, com seis casos a mais no trimestre inicial de 2019 frente aos três primeiros meses de 2018.

"Pesquisa realizada pelo jornal O Globo sobre os primeiros 100 dias dos governos estaduais de 10 unidades federativas colocou o Rio Grande do Sul como o Estado melhor avaliado. Na nossa área específica da Segurança Pública, só São Paulo, Bahia, Ceará e o Rio Grande do Sul receberam bandeira verde. Essa avaliação é mais um dado para comprovar que estamos no rumo certo", finalizou o vice-governador.

Municípios onde ocorre a operação integrada:

RS Seguro Bento
Em Bento Gonçalves, agentes aguardam início da operação - Foto: Divulgação / SSP

- Antônio Prado
- Bento Gonçalves