Santa Casa de Uruguaiana vai ter linha de crédito de R$ 44 milhões

Santa Casa de Uruguaiana vai ter linha de crédito de R$ 44 milhões
Cairoli destacou que as lideranças de Uruguaiana, sensibilizadas com essa grave questão social, se uniram para avalizar essa - Foto: Marcelo Ermel/GVG

Em reunião com o vice-governador José Paulo Cairoli, prefeitos da Fronteira Oeste e gestores da área da saúde, na manhã desta sexta-feira (24) na Prefeitura de Uruguaiana, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou uma linha de crédito de R$ 44 milhões de financiamento para o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. Também foi anunciada a liberação de R$ 8,6 milhões para a associação de municípios da região. A operação será conduzida pela Caixa Econômica Federal (CEF). Os recursos, que servirão para amenizar a crise financeira que enfrenta a instituição, deverão estar disponíveis nos próximos dias.

"Os desafios da Saúde são enormes e o governo federal tem sido parceiro do Estado na melhoria do atendimento à população, incluindo a fronteira", observou o vice-governador. Cairoli destacou que as lideranças empresariais de Uruguaiana, sensibilizadas com essa grave questão social, se uniram para avalizar essa operação. "É assim que se vence os problemas", disse.

De acordo com o diretor geral da Santa Casa, Geovane Cravo, os recursos serão utilizados para o pagamento do FGTS, além de quitação dos empréstimos, e, na sequência, os salários dos servidores. A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana atende mais de um milhão de pessoas com serviços de alta complexidade. Recebe pacientes de Uruguaiana, da Fronteira Oeste e também argentinos, pelo acordo fronteiriço.

Reestruturação administrativa

O ministro da Saúde garantiu que a liberação dos recursos foram possíveis por meio de uma negociação com o governo federal. Barros explicou que a CEF exigiu uma reestruturação administrativa, que pudesse compatibilizar os custos e os gastos da unidade de saúde. "Que essas estruturas filantrópicas possam colocar seus fornecedores em dia, reestruturar seus trabalhos e, evidentemente, colocar em dia o pagamento dos servidores", afirmou.

O roteiro do ministro da Saúde no Rio Grande do Sul inclui, ainda, solenidade na cidade de Bento Gonçalves, na Serra, onde deve anunciar mais R$ 11 milhões para unidades de saúde. Em Porto Alegre, Ricardo Barros inaugura o horário estendido do Posto de Saúde 22 horas, da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Carlos, no bairro Agronomia, Zona Leste da capital.

Texto: Marcelo Ermel e Paulo Ricardo Fontoura/Ascom GVG
Edição: Denise Camargo/Secom