Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde divulga resultados dos primeiros 100 dias do Hospital Regional de Santa Maria

Publicação:

22 10 2018 hospital regional 2
Hospital Regional de Santa Maria instala equipamentos de exames de diagnóstico por imagem - Foto: Saúde

O secretário da Saúde, Francisco Paz, esteve em Santa Maria, nesta segunda-feira (22)  para apresentar uma avaliação dos primeiros 100 dias de funcionamento do Hospital Regional. A visita foi acompanhada pelo superintendente do Instituto de Cardiologia, Rogério Pires. 

Desde a abertura do hospital, no início de julho, foram mais de 600 pacientes atendidos e mais de 4 mil atendimentos completados pelo ambulatório de doenças crônicas, voltado à atenção básica, que atende pacientes com diabetes ou hipertensão de 31 municípios da região.

Paz classificou este primeiro momento do Hospital Regional como um “sucesso na atuação” e “com muito a comemorar”, ressaltando o entusiasmo que os pacientes apresentam ao serem atendidos na instituição. “Esta é nossa intenção: transformar o hospital em um padrão de referência regional e estadual”, explicou o secretário.
 

“Estamos estabelecendo fluxos de atendimento e programas organizacionais padrão onde todos os processos de trabalho são catalogados e organizados pela equipe do Instituto de Cardiologia”, completou. Foi instalada no local rede de internet com fibra ótica, que vai permitir a ligação de todo o fluxo de informação do Regional com a unidade central do Instituto de Cardiologia, facilitando questões de laudos de exames, avaliações e telemedicina. 

Os aparelhos de imagem, como os de raio-x, tomografia computadorizada e ecografia estão sendo instalados, assim como um ambulatório de oftalmologia, que está com a aparelhagem pronta e sendo contratado mais um médico especialista nessa área. 

A expectativa é de que até o final de 2019, o hospital esteja com todas as suas unidades desenvolvidas, com um novo ambulatório e uma unidade de internação. “Acredito que em breve a capacidade de atendimento estará aperfeiçoada. Assim que conseguirmos vencer essas etapas físicas, poderemos vencer as etapas contratuais para o investimento em novas unidades”, finalizou o secretário Paz.

Texto: Ascom Saúde
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul