Saúde e Conselho Nacional de Secretários discutem qualificação da atuação dos consórcios intermunicipais

consorcios ses arita
Ao fortalecer os consórcios regionais, a secretária Arita busca oferecer serviços de melhor qualidade ao cidadão - Foto: Divulgação / SES

A Secretaria da Saúde promoveu nesta segunda-feira (19/8) uma reunião de trabalho com o objetivo de qualificar a atuação dos consórcios intermunicipais no Estado, inserindo essas entidades na organização das redes de atenção à saúde como um complemento à assistência contratualizada.

Na abertura da reunião, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, destacou que a expectativa é valorizar essas instâncias organizativas e potencializar os consórcios como um meio de prestação de atendimentos. “Temos esse planejamento para que os consórcios sejam parte integrante da organização regional da saúde e que possamos juntos oferecer mais serviços, com qualidade e com respostas objetivas aos cidadãos”, explica.

O presidente da Agconp e prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, destacou o fato de o trabalho dos consórcios ser recente. “Ainda estamos descobrindo formas de organização na região, prestando mais serviços, sendo mais eficientes com o recurso público e com o retorno necessário”, afirmou. “É importante ter esse reconhecimento por parte do Estado, pois buscamos um refúgio nos consórcios para atendimentos, cirurgias, serviços na área eletiva, média e alta complexidade”, completa.

Participaram ainda o coordenador técnico do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass), Renê Santos, direção e filiados da Associação Gaúcha dos Consórcios Públicos (Agconp) e representantes das secretarias estaduais de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).

Texto: Ascom SES