Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sistema Único de Segurança Pública é tema de reunião em Brasília

Publicação:

Sistema Único de Segurança Pública (Susp) foi tema de reunião entre os governos federal e estadual nesta quinta-feira (12), no Palácio da Justiça, em Brasília. O sistema, criado com o intuito de integrar as estratégias de segurança do Brasil, foi discutido entre o ministro Raul Jungmann, o secretário Cezar Schirmer, que representou a região Sul, e integrantes de outras localidades.  

Jungmann adiantou a possibilidade do governo federal disponibilizar R$ 800 milhões para o setor ainda neste ano. O ministro falou sobre a necessidade dos estados se adequarem às novas exigências previstas na Lei que cria o Susp, entre elas, a criação do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consesp) e do Fundo Estadual para receber os recursos do Fundo Nacional. Também foram tratadas a integração das bases de registros de ocorrências e a criação de um Plano Estadual de Segurança alinhado com o Plano Nacional.

Em relação ao RS, Schirmer informou que várias medidas exigidas já estão em fase de desenvolvimento e algumas já efetivamente instaladas, como o Fundo Especial de Segurança Pública (Fesp). "Também estamos concentrados na integração dos registros criminais. É uma ação que auxiliará muito no combate à criminalidade, permitindo a troca de informações e um melhor estudo da situação de cada região", disse.

Segundo o ministro, os critérios para a destinação dos recursos do Fundo Nacional estão sendo definidos em conjunto com o estados.

Texto: Ascom SSP
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul