Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria apoia atletas que participam das Paralimpíadas Escolares em São Paulo

Publicação:

Esporte card
-

Sessenta e um atletas do paradesporto embarcam para São Paulo na segunda-feira (18/11) para representar o Estado nas Paralimpíadas Escolares 2019. Ao todo, incluindo dirigentes e técnicos, a delegação gaúcha é composta por 91 participantes.

As Paralimpíadas Escolares 2019 serão realizadas entre os dias 18 e 23 de novembro de 2019, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O secretário do Esporte e Lazer, João Derly, acompanha a abertura oficial que ocorre na terça-feira (19/11), às 19h.

A Secretaria do Esporte e Lazer (Sel) é responsável por realizar o Campeonato Paradesportivo Estudantil do RS (Paracergs), seletiva estadual que classifica os alunos para o evento nacional. Além da realização do Paracergs, o governo do Estado, através da SEL, disponibiliza o transporte aéreo para a delegação gaúcha, com recursos da Lei Pelé. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizador do evento, paga a hospedagem e a alimentação.

Das 12 modalidades 21° edição, o Estado participa em sete:

- atletismo
- basquete em cadeiras de rodas 3x3
- bocha
- natação
- futebol PC
- parabadminton
- tênis de mesa

A finalidade das paralimpíadas é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

Participam alunos de instituições de ensino públicas e privadas, com idade de 12 a 18 anos, em times feminino e masculino.

Texto: Ascom Sel
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul