Secretaria da Cultura discute políticas públicas para a área na Fronteira Oeste

Secretaria Beatriz e adjunta Carmen
Secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e sua adjunta, Carmen Langaro - Foto: Rafael Varela/Ascom Sedac

Nesta semana, o gabinete da Secretaria da Cultura (Sedac) funcionará na fronteira oeste do Estado. A secretária Beatriz Araújo e sua adjunta, Carmen Langaro, farão a primeira parada em Ijuí na terça (18/6), às 17h, para uma visita à sede cultural da União das Etnias (UETI) do município, localizada à Rua Alagoas, esquina com a Rua Pedro Thostemberg. Essa obra é considerada, atualmente, a maior construção de espaço cultural no Estado financiada pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS).

Às 17h30, também na UETI, haverá uma entrevista coletiva para a imprensa do município e da região. Às 19h30, está prevista uma visita às casas étnicas do Parque de Exposições Wanderley Burmann (Rodovia BR-285, Km 454, s/nº). Às 20h, Beatriz e Carmen participarão de jantar na Casa Leta, ocasião em que será lançada a terceira etapa da construção da Casa das Etnias, com apresentações artísticas e a presença de autoridades de Ijuí.

Na quarta-feira (19/6), parte da agenda será em Entre-Ijuís. Às 9h30, na Secretaria de Educação (prédio da prefeitura), ocorrerá uma reunião conjunta do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic) e do Departamento de Turismo da Associação dos Municípios das Missões. Na pauta, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural e a importância da preservação dos bens culturais materiais e imateriais.

As comemorações alusivas à data estão previstas para o terceiro final de semana de agosto (17 e 18), contemplando atividades de sensibilização e de educação patrimonial, preservação, proteção, valorização e salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial do Estado. A secretaria da Cultura realizará ações em todas as suas instituições culturais e convidou municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais a se engajarem na iniciativa.

A agenda de interiorização desta semana terminará em Santa Rosa, das 14h30 às 17h30, com o Fórum de Cultura, reunindo no Sesc representantes dos municípios da região, empresários, produtores culturais e artistas. A temática Políticas Públicas na Cultura será tema do painel liderado pela secretária Beatriz. O evento é gratuito e aberto ao público.

PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM DA CULTURA – SANTA ROSA
Local: Sesc Santa Rosa (Rua Concórdia, 114 – Centro)

9h30 às 11h30 – Economia da Cultura
Painelista: Antônio Alfredo Bertini de Torres Bandeira – economista e ex-presidente da Fundação Joaquim Nabuco – Recife (PE), ex-secretário do Audiovisual e ex-secretário de Infraestrutura do então Ministério da Cultura (Minc)