Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Saúde abre discussão sobre nova política pública de transplantes de órgãos

Publicação:

transplante órgãos SES
A secretária Arita promete agir para que a área de transplantes de órgãos e tecidos dê um salto de qualidade no RS - Foto: Divulgação / SES

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, e o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, receberam, nesta terça-feira (13/8), deputados da Frente Parlamentar de Estímulo a Doação de Órgãos e a direção da organização Viavida, que promove a doação de órgãos e tecidos no Rio Grande do Sul.

Os gestores estaduais ouviram as sugestões para melhorar os índices de transplantes realizados no Estado e enfrentar os desafios. “Estamos hoje em sexto lugar entre os Estados brasileiros em doações de órgãos, já fomos o primeiro. Queremos trabalhar com a secretaria da Saúde para voltarmos a ser referência”, explicou a vice-presidente da Viavida, Noemia Saltz.

A secretária Arita disse que a área de transplantes de órgãos e tecidos precisa dar um salto de qualidade no RS e que, para isso, irá reformular a política estadual referente ao assunto, ouvindo especialistas e população e conhecendo a experiência de outros Estados, como Santa Catarina e Paraná.

Eduardo Elsade ressaltou que o Rio Grande do Sul tem tradição, bons profissionais e expertise. “A desorganização da rede hospitalar é um dos motivos que derrubou o número de transplantes no nosso Estado. Uma boa gestão da saúde é fundamental neste processo”, explicou o diretor.

Entre as medidas levantadas estão capacitação de profissionais médicos para o diagnóstico de morte cerebral, eventos de fomento à discussão do assunto entre gestores, políticos e sociedade, elaboração de metas contratuais entre Estado e hospitais de referência em transplantes, criação de um órgão consultivo com participação de entidades, elaboração de leis que reduzam a burocracia e o tempo de espera das famílias doadoras, formas de fiscalização dessas leis e outras.

Estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Fábio Branco e Franciane Bayer e a presidente da Viavida, Maria Lucia Elbern.

Texto: Marília Pereira Bissigo/Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul