Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Saúde e Instituto Cultural Floresta articulam empréstimos de equipamentos de UTI para hospitais no interior

Publicação:

Estratégica Covid19 card
-

Dezessete respiradores e dez monitores para uso em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) estão sendo emprestados de Porto Alegre às regiões Norte e Noroeste do Estado, que receberam Alerta ou Aviso do governo do Estado no novo Sistema 3 As de Monitoramento da Pandemia. Os equipamentos foram doados pelo Instituto Cultural Floresta a hospitais da capital durante a pandemia, e agora estão sendo transferidos para hospitais de Santo Ângelo, Carazinho, Giruá, Horizontina e Santo Cristo.

Nesta terça-feira (18/5), a região Covid de Santo Ângelo está com ocupação de 107,3% em leitos de UTI adulto covid pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A região de Passo Fundo está com índice de 82,6%. Ambas receberam Alerta do governo do Estado no Sistema 3As de Monitoramento. A região de Santa Rosa está com ocupação de leitos de UTI Adulto em 87,5%, e recebeu Aviso no Sistema 3As.

“Até agora, nos três hospitais da nossa região (Hospital São José, em Giruá; Associação Beneficente Oswaldo Cruz, em Horizontina; e Hospital de Caridade de Santo Cristo), os equipamentos que temos têm dado conta da demanda, mas qualquer aumento vai exigir reforço e esse empréstimo será essencial”, afirmou o coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Anselmo Loureiro. As instituições dessa região receberão dois monitores e três respiradores.

O Hospital Comunitário de Carazinho, atualmente com ocupação de 106,7% dos 15 leitos de UTI adulto SUS, receberá o empréstimo de seis respiradores e seis monitores. Para o Hospital de Caridade de Santo Ângelo, serão transferidos oito respiradores e dois monitores.

A articulação foi realizada em parceria entre Secretaria da Saúde (SES) e Instituto Cultural Floresta para auxiliar neste momento crítico de lotação da rede hospitalar nestas regiões.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul