Secretaria da Saúde orienta prefeitos do Alto Uruguai sobre repasses

aritahoje
Secretária Arita Bergmann recebeu 29 prefeitos e secretários de saúde vinculados à Associação dos Municípios do Alto Uruguai - Foto: Divulgação/SES-RS

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, recebeu 29 prefeitos e secretários de Saúde vinculados à Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) nesta segunda-feira (18). Durante o encontro, Arita esclareceu como serão feitos os repasses relativos ao período de 2013 a 2018, para prefeituras e hospitais, no total de R$ 488 milhões (incluindo medicamentos), já empenhados.

Segundo ela, o governo do Estado pagará em 36 parcelas, a partir de abril. Os incentivos mensais referentes a 2019 para o atendimento dos prestadores de saúde e para prefeituras já estão sendo pagos em março, e a intenção é manter a regularidade a partir de agora.

A secretária solicitou apoio dos prefeitos para as medidas do governo estadual, que possibilitarão o aumento da receita do Estado, para que os valores ainda não empenhados possam entrar na programação dos pagamentos futuros.

Na reunião, os gestores municipais abordaram a questão dos repasses ao Hospital Santa Terezinha, de Erechim. A secretária parabenizou a iniciativa de união dos municípios: "Vejo uma força coletiva valorizando o associativismo na região da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Erechim, no intuito de manter o hospital em pleno funcionamento".

O Hospital Santa Terezinha possui 180 leitos e é referência para 32 municípios nas áreas de traumatologia, oncologia, nefrologia, cardiovascular, cuidados prolongados, terapia nutricional, Aids e oftalmologia.

O presidente da Amau e prefeito de Marcelino Ramos, Juliano Zuanazzi, disse que um dos objetivos da audiência foi alcançado, que era ter uma projeção sobre os repasses para o atendimento SUS na região. "Temos municípios que já se encontram no limite da aplicação de recursos”, afirmou.

Também participaram da reunião o diretor do Hospital Santa Terezinha, Helio Bianchi, e a coordenadora regional do Conselho Estadual de Secretários Municipais (Cosems), Valdirene Foletto.

Texto: Ascom SES/RS
Edição: André Malinoski/Secom