Secretaria da Saúde presta homenagem a profissionais dedicados à doação de órgãos e transplantes

saude70
O Setembro Verde marca um período de ações específicas na luta e conscientização da importância da doação de órgãos - Foto: SES/Divulgação

Para marcar o mês dedicado aos transplantes e doação de órgãos – também chamado Setembro Verde –, a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) prestou nesta segunda-feira (24), homenagem a médicos intensivistas e demais profissionais das equipes de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Rio Grande do Sul. Também foram entregues certificados de “Incentivador da Vida” para os hospitais Pronto Socorro e Ernesto Dornelles, de Porto Alegre, São Francisco de Paula, de Pelotas, Municipal Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul, e Municipal de Novo Hamburgo.

Em nome da SES/RS, o secretário Francisco Paz destacou que hoje são 1.429 pessoas aguardando por transplante em lista de espera. “Estamos todos lutando pela vida”, disse, acrescentando ser esta uma atividade “de grandeza e significados extremamente importantes”. O coordenador da Central de Transplantes do RS, Ricardo Klein Ruhling, explicou que, no processo de doação e transplante de órgãos, atua um universo de pessoas de várias categorias. “São elos de uma grande corrente.”

O presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do RS, Márcio Boniatti, agradeceu a homenagem. “É o reconhecimento aos profissionais que atuam diariamente nas UTIs e se empenham para que o trabalho seja cada vez melhor.” Também participaram da atividade a coordenadora do Complexo Regulador do Estado, Laura Sarti de Oliveira, e a coordenadora do curso de capacitação em morte encefálica, Fernanda Bonow.

O Setembro Verde marca um período de ações específicas na luta e conscientização da importância da doação de órgãos no incentivo à vida. Também foi homenageado o Hospital Pompéia, de Caxias do Sul, que diminuiu em 50 dias a espera por transplantes de córneas.

Texto: Ascom SES/RS
Edição: André Malinoski/Secom