Secretaria de Obras e os resultados concretos à população

Por Rogério Salazar
Assumimos o desafio à frente da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, em 19 de abril, seguindo a orientação do governador: dar sequência ao trabalho de maneira coletiva e integrada com as demais secretarias, sobretudo em relação as pastas da Educação e da Segurança Pública. Obras em escolas estaduais, além da construção e reformas de delegacias, quartéis e presídios estão entre os principais frutos dessa parceria.

Somente no departamento de Obras são 2.486 intervenções concluídas e em andamento desde o início da gestão do governador José Ivo Sartori, iniciada em 2015. No Saneamento, a Corsan praticamente universalizou o abastecimento de água no RS, entretanto, ainda temos o desafio de avançar na expansão do tratamento do esgotamento sanitário. A renovação do contrato da Companhia com diversas prefeituras, bem como a aprovação da PPP da Corsan, que busca universalizar o saneamento em nove cidades da Região Metropolitana, dialogam com o desafio. Perfuramos poços artesianos em 225 municípios, inaugurarmos estações de tratamento de água e esgoto e assinamos convênios para a instalação de redes de água em 33 municípios. Recentemente iniciamos a segunda fase do Planesan. O Plano Estadual de Saneamento estabelece orientação que serão desenvolvidas no setor nos próximos 20 anos no Rio Grande do Sul.

A construção de unidades habitacionais em parceria com municípios e o governo federal, através do programa Minha Casa Minha Vida, tem norteado as ações no departamento de Habitação. Foram entregues ou estão em execução 3.413 unidades habitacionais. Também destacamos a doação e a transferência de áreas às prefeituras e a doação de terrenos ao DNIT para a construção das alças de acesso à segunda ponte do Guaíba. Investimos, ainda, na regularização fundiária para a entrega definitiva das escrituras da antiga Cohab e na regularização fundiária de 206 famílias.

No Desenvolvimento Urbano, mais de 80 cidades foram atendidas até o momento pela contratação de horas máquinas ou pelo empréstimo de maquinário para a manutenção de estradas vicinais e a limpeza de arroios. O valor investido foi de R$ 4.765.089,27. Através da Consulta Popular, foram investidos mais R$ 3.281.641,00 para a realização dos mesmos serviços.

Até o último dia da gestão, seguiremos com o mesmo empenho e dedicação. Sempre trabalhando por um Estado eficiente através da execução de projetos e programas concretos que melhorem os serviços públicos para a sociedade.

*Secretário de Obras, Saneamento e Habitação