Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria de Planejamento inicia plano estratégico com foco na inovação

Publicação:

seplagvale2
Nesta sexta-feira ocorre uma oficina para tratar do alinhamento estratégico e a elaboração da missão, visão e valores da Seplag - Foto: Pepo Kerschner / Seplag

A partir do desafio de melhorar os serviços em meio a um cenário de recursos escassos, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) iniciou, nesta quinta-feira (14), as discussões em torno da elaboração do Planejamento Estratégico 2019-2022. “Precisamos definir o quanto poderemos inovar nos próximos quatro anos, o que vamos deixar como legado em termos de melhoria na vida das pessoas”, ressaltou a secretária Leany Lemos, na abertura do seminário que reuniu na Casa de Música da Ospa os servidores dos diferentes departamentos da pasta. Nesta sexta-feira (15) acontece uma oficina para tratar do alinhamento estratégico e a elaboração da missão, visão e valores da Seplag.

Convidado a palestrar no evento e compartilhar suas experiências em termos de inovação tecnológica no serviço público, o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Guilherme Alberto Almeida de Almeida, fez uma abordagem dos desafios que a burocracia representa nos tempos atuais. “O mundo mudou, mas este formulismo também precisa mudar”, apontou Almeida, ao salientar que as exigências atualmente são outras. “Nossos processos continuam respeitando normas e regramentos antigos, o que exige de nós uma certa ousadia, de compartilhar informação e não ter medo de experimentar”, completou.

Almeida entende que a inovação estratégica não deve fugir de valores que possam nortear as mudanças. Entre os quais estão a busca por maior eficiência, maior foco no cidadão, agilidade nos processos e abertura aos riscos. “Isso exige capacitação dos servidores, algo que a Enap é parceira do Rio Grande do Sul”, lembrou. A partir de um termo de cooperação técnica celebrado no início do ano com o governo gaúcho, a instituição disponibiliza gratuitamente cerca de 70 cursos de aperfeiçoamento aos funcionários públicos.

O evento contou com as presenças do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, e dos adjuntos da Seplag, Marcelo Alves (Gestão) e Barão Mello da Silva (Planejamento e Orçamento).

Depois da oficina desta sexta-feira, um grupo de especialistas da secretaria irá se reunir com todas as áreas e as respectivas equipes, alinhando ideias que irão subsidiar na definição dos objetivos estratégicos. A meta é apresentar o texto final até o dia 12 de abril.

Texto: Ascom Seplag
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul