Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sedac lança edital de R$ 3 milhões para diferentes áreas e segmentos culturais

Publicação:

Oficina teatro CCMQ 1
Edital atende a todas as áreas e segmentos culturais, como audiovisual, artes visuais, dança e teatro - Foto: Arte sobre foto de Alex Racor / Divulgação CCMQ / Arquivo

Um dos mais representativos editais da Secretaria da Cultura (Sedac) neste ano, com recursos de R$ 3 milhões, já poderá ser acessado. A secretária Beatriz Araujo assinou, na tarde de sexta-feira (13/9), o edital FAC Movimento, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (16/9).

Uma das diretrizes para garantir que os recursos disponibilizados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) cheguem às mãos de proponentes é disponibilizar 50% das vagas para o interior do Estado.

O edital atende a todas as áreas e segmentos culturais, contemplando audiovisual, artes visuais, artesanato, circo, dança, teatro, culturas populares, tradição e folclore, literatura, música e patrimônio cultural.

Há vagas tanto para pessoas físicas como jurídicas. Qualquer cidadão gaúcho pode se registrar e apresentar projeto, que pode ser de um grupo. Empresas e entidades da área cultural da mesma forma. Quem ainda não tem o registro pode fazê-lo junto ao Cadastro Estadual de Produtor Cultural. O registro é a credencial para ser um proponente de projeto. O envio eletrônico pode ser feito no site do Pró-Cultura.

A finalidade é realizar projetos relacionados a uma ou mais áreas e segmentos que movimentem a produção cultural do Estado. Este é o quarto edital lançado pelo FAC neste ano.

“O FAC Movimento não limita a concepção de projetos para apenas uma ou outra finalidade. Os projetos podem trabalhar a produção, a criação autoral de bens e serviços culturais e também a circulação de atividades, de festivais, enfim, uma infinidade de projetos pode ser apresentada nesse edital”, explica Rafael Balle, diretor de Fomento da Sedac.

Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul