Secretarias de Obras e Educação debatem recuperação de escolas atingidas pelas chuvas

faisal155
Os secretários estaduais de Obras, Rogério Salazar (D), e de Educação, Faisal Karam (E), estiveram reunidos nesta terça-feira - Foto: Tiago Belinski/SOP

Os secretários estaduais de Obras, Rogério Salazar, e da Educação, Faisal Karam, estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (15) para definir o plano de ação de recuperação das escolas danificadas pelas chuvas na semana passada, sobretudo na região da Fronteira Oeste. Pelo menos dez escolas da área de abrangência da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Uruguaiana, foram atingidas pelo temporal. A própria sede da CRE sofreu alagamento, e a água atingiu a rede elétrica.

“Isso é prioridade. Temos de preparar as escolas para o ano letivo que começa no mês de fevereiro”, lembrou Faisal. “Temos trabalhado em conjunto, buscando informações a todo o instante para traçar a melhor estratégia e fazer as obras necessárias”, complementou Salazar.

Em Alegrete, a Escola Estadual de Ensino Médio Tancredo Neves terá de ter seu telhado e parte elétrica reformados. Na região da 19ª CRE, em Livramento, várias escolas já começaram a passar por processo de limpeza para remover entulhos e lama ocasionados pelo temporal. “O governo do Estado está fazendo tudo o que está a seu alcance para minimizar os transtornos causados pelas enchentes ”, lembrou Faisal.

No final de semana, o governador Eduardo Leite esteve na região da Fronteira Oeste e vistoriou cidades como Uruguaiana, Quaraí e Alegrete, que estão entre as mais atingidas. Por determinação de Leite, a Defesa Civil Estadual agilizou o processo de homologação dos decretos de emergência das prefeituras, etapa necessária para que recursos sejam liberados e para que os municípios possam solicitar ajuda ao governo federal. Até agora, 11 prefeitos da região decretaram situação de emergência.

O governador ainda disponibilizará, através da Secretaria de Obras e Habitação, horas-máquina aos municípios para desobstrução de córregos e canais, a limpeza das ruas e a recuperação de estradas.

Texto: Renato Gava/Ascom Seduc
Edição: André Malinoski/Secom