Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretário Faisal Karam busca cooperação com Conselho de Alimentação Escolar

Publicação:

alime15
No Rio Grande do Sul, em torno de 900 mil alunos são contemplados com o Programa Nacional de Alimentação Escolar - Foto: Lucas Nogare

O Conselho de Alimentação Escolar do Rio Grande do Sul (CAE-RS) recebeu, nesta terça-feira (15), a primeira visita do secretário estadual da Educação (Seduc), Faisal Karam. O encontro teve o intuito de estabelecer uma relação de cooperação para executar as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas estaduais. Durante a reunião, o titular da pasta destacou a importância de ofertar o cardápio escolar, aproveitando e respeitando a sazonalidade de cada região do estado.

“Sabemos dos desafios que o Estado enfrenta, mas sabemos também da importância de oferecer o máximo de qualidade para melhorar a vida das nossas crianças”, enfatizou.

Ainda conforme o secretário, é preciso estabelecer um sistema de comunicação direta com as escolas para a realização de capacitações dos profissionais da educação e aprimoramento do programa. “Hoje, nós temos uma tecnologia que nos permite qualificar, de forma otimizada, todo o processo de gestão das nossas instituições de ensino”, reiterou.

De acordo com a responsável técnica da Assessoria de Alimentação Escolar e Nutrição da Seduc, Luana Petrini, a disponibilização online dos cardápios no site da secretaria permite o acesso de todos, principalmente da comunidade escolar, e auxilia no cumprimento e exigência das legislações que regem o PNAE. “Tenho certeza que a iniciativa, que já ocorre desde o ano passado, irá ajudar muito para sanar as principais dúvidas”, explicou.

Para a conselheira do CAE-RS, Berenice Cabreira da Costa, uma das principais dificuldades na aplicação do PNAE é fazer com que as instituições de ensino cumpram o Cardápio de Alimentação Escolar conforme o recomendado. “Acredito que muitas questões poderiam ser resolvidas a partir de uma melhoria na gestão e na organização de recursos humanos”, afirmou.

Alimentação Escolar

No Rio Grande do Sul, em torno de 900 mil alunos são contemplados com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Foram repassados, mensalmente às escolas, no ano de 2018, mais de R$ 7 milhões referentes à execução do programa. Além disso, como reforço, houve a transferência de R$ 3,9 milhões para a qualificação da alimentação escolar nas instituições de ensino com até 400 alunos, Escolas em Tempo Integral, Ensino Médio com base curricular de mil horas, quilombolas e indígenas. Para o repasse de 2019, os valores serão atualizados conforme o Censo de 2018.

Texto: Diego da Costa/Seduc
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul