Secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação debatem sobre ecossistema da área no South Summit

Consecti 6 5 22
Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I se reuniram no RS Innovation Stage - Foto: Vinicius Cabral / Ascom Sict

O último dia de programação do South Summit Brasil no RS Innovation Stage, espaço oficial do governo no evento, abrigou a Reunião de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti). A reunião foi mediada pelo presidente do Consecti, Rafael Pontes Lima, e contou com a participação do Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict/RS), Alsones Balestrin, e com o vice-presidente do Consecti, Márcio Oliveira.

O espaço foi ponto de encontro de representantes estaduais de secretarias, onde ele discutiram temas de interesse do ecossistema de inovação brasileiro. Um dos pontos levantados foi a transversalidade da área, que trabalha com saúde, agronegócio, educaçãoe diversos temas centrais para a sociedade. Os secretários presentes compartilharam seus desafios e os principais projetos realizados por cada secretaria.

“Este espaço é muito rico para discutirmos questões de interesse de todos e aumentarmos a troca de informações entre nosso país, que é tão diverso e plural, mas ao mesmo tempo enfrenta desafios similares em muitos pontos”, afirmou Balestrin.

Quebrando o protocolo, Balestrin convidou ao palco a representante para o Brasil do festival South by Southwest (SXSW), maior evento de inovação do mundo, realizado anualmente em Austin, no Texas. Tracy Mann agradeceu a acolhida e contou como o evento mudou a cidade texana, que atualmente é a que mais cresce em termos de população nos Estados Unidos. “Não tenho dúvidas de que foi a inovação que possibilitou isso”, afirmou Tracy. O SXSW recebe, anualmente, cerca de 70 mil participantes.

South Summit Brasil

Realizado desde 2012 em Madri, na Espanha, o South Summit é uma plataforma global de inovação e aproximação entre startups, empresas e fundos de investimento globais. Já movimentou cerca de US$ 8,8 bilhões em investimentos. A edição brasileira tem a correalização do governo do Rio Grande do Sul, South Summit Espanha e IE University, com apoio da prefeitura de Porto Alegre.

Texto: Cândida Schaedler /Ascom Sict