Sedac participa de Fórum Regional de Cultura em Bagé

A região da Campanha sediará o 1º Fórum Regional de Cultura do Pampa, na quinta-feira (4). A programação, no Salão Nobre da prefeitura de Bagé, ocorre durante todo o dia. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo do município, em parceria com a Secretaria da Cultura (Sedac).

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, estará à frente do painel “Políticas públicas para o Rio Grande”, às 9h, com mediação do diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) – ligado à Sedac –, Ruben Oliveira. Também devem participar representantes do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic – Famurs) e do Conselho de Cultura do Estado (CEC).

Anfitriã do encontro, a secretária de Cultura e Turismo de Bagé, Anacarla Flores, mediará o painel “A cultura e nossa realidade regional”. Momento em que secretários e coordenadores de cultura devem apresentar um diagnóstico da área com o objetivo de traçar propostas para o desenvolvimento da região nesta seara.

Um dos pontos altos do Fórum será o lançamento da Carta Manifesto de Apoio à Cultura no Pampa. Documento elaborado por representantes do poder público e da sociedade, será constituído por demandas de cada município participante.

Às 11h, a secretária Beatriz Araujo dará posse ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Bagé. Em seguida, concede entrevista coletiva e, na sequência, se reúne com grupos culturais e com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico da cidade. Também está prevista visita da Sedac ao Centro Histórico da Vila Santa Thereza.

A abertura do Fórum terá apresentação do Conjunto de Cordas da Orquestra Jovem do Pampa. Além de Bagé, o evento deve contar com representantes de Santana do Livramento, Candiota, Aceguá, Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Hulha Negra e Lavras do sul.

Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Edição: Marcelo Flach/Secom