Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sema finaliza estudo de unidade de conservação do Banhado Grande

Publicação:

Área de proteção ambiental se localiza entre Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha
Área de proteção ambiental se localiza entre Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha - Foto: Divulgação/Sema

Uma força-tarefa criada pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) finalizou os estudos para estabelecer as diretrizes de uso sustentável da Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande. Com uma área superior a 130 mil hectares, a unidade de conservação, localizada entre Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha - possui vegetação característica dos biomas Mata Atlântica e Pampa.

A preservação do conjunto de banhados, a proteção dos ecossistemas naturais, a conservação do solo e dos recursos hídricos, a recuperação de áreas degradadas e a proteção da flora e fauna nativas foram apontados pelos estudos como os alvos de proteção do Banhado Grande.

A secretária Ana Pellini destaca, entretanto, que o desafio está em compatibilizar a proteção dos ecossistemas naturais ali existentes com algumas atividades econômicas como mineração e o cultivo do arroz. Outra preocupação é com a erosão dos banhados e dos canais e a conservação do cervo do pantanal.

Para poder finalizar o Plano de Manejo da APA do Banhado Grande, a Sema aguarda a conclusão de estudos socioeconômicos complementares.

Texto: Catarina Gomes/Sema
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul