Sema promove curso para prefeituras sobre gestão florestal da Mata Atlântica

O primeiro encontro será na quarta-feira (21), em Estrela

Área inserida no Projeto de Conservação da Mata Atlântica
Área inserida no Projeto de Conservação da Mata Atlântica - Foto: Divulgação/Sema

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) promove, ao longo de 2018, uma série de cursos regionais sobre gestão florestal do Bioma Mata Atlântica. A capacitação é voltada a agentes municipais de prefeituras que firmaram termo de cooperação com a Sema.

De acordo com o convênio, a Sema é responsável por prestar orientações técnicas aos municípios que assumiram a competência para o licenciamento e a fiscalização florestal. Serão organizadas, de março a dezembro, 10 edições do curso. O primeiro encontro será na quarta-feira (21), em Estrela.

Conforme o chefe da Divisão de Licenciamento Florestal (DLF) da Sema, Diego Pereira, o convênio garante autonomia ao município para executar o planejamento territorial, já que a intervenção em remanescentes florestais no Bioma Mata Atlântica é competência estadual, sendo delegada ao município.

Ao todo, 293 prefeituras já assinaram o termo de cooperação. Segundo Pereira, os agentes que participarem do curso também receberão instruções sobre diretrizes do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e subsídios para a elaboração dos planos municipais de conservação e restauração da Mata Atlântica. As atividades ainda contarão com um módulo prático.

Os cursos serão lecionados em um dia e terão duração de oito horas/aula. A Sema espera capacitar, este ano, cerca de 300 técnicos de 150 municípios conveniados. Interessados devem entrar em contato com a Divisão de Licenciamento Florestal da Sema pelo fone (51) 3288-8139 ou pelo e-mail dlf@sema.rs.gov.br.

Confira o calendário de cursos:

Estrela – 21 de março
Porto Alegre – abril