Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sema promove troca de ideias entre especialistas no Dia do Meio Ambiente

Publicação:

Webinar Dia do Meio Ambiente
Especialistas de diferentes Estados participaram do webinar - Foto: Ascom Sema

Nesta sexta-feira (5/6), quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) promoveu o webinar Biodiversidade, Educação Ambiental e Sustentabilidade. O encontro, mediado pelo jornalista Márcio Souza, contou com a participação de convidados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, que apresentaram as iniciativas de prevenção e proteção ambiental em andamento nos seus estados e as políticas públicas em benefício do meio ambiente.

O professor Marcos Sorrentino foi um dos convidados. O ambientalista destacou a importância da reflexão sobre os impactos ambientais enquanto vivemos o período de pandemia. “O coronavírus se tornou uma oportunidade para pensarmos sobre o nosso modo de produção e como precisamos readequá-lo para que se torne viável a continuidade da vida humana. É papel da educação ambiental e dos atores desse meio promover ações para viabilizar o acertamento dos desafios”, destacou Sorrentino.

A diretora de Políticas Ambientais da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do estado do Paraná, Fabiana Campos, mencionou a Mata Atlântica como um dos assuntos primordiais para serem tratados nas escolas, integrando a educação ambiental com a formal, construindo uma consciência ecológica desde o início.

“Precisamos aprender algumas coisas dentro desta nova ordem que vivemos. Quando falamos em educação, é necessário falar sobre sustentabilidade e biodiversidade, apresentar a realidade da Mata Atlântica, por exemplo. Geralmente fazemos um trabalho separado, com temáticas que não despertam tanto interesse do grande público. Devemos mudar essa perspectiva”, ressaltou Fabiana.

O representante de Santa Catarina, o secretário executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, apresentou um panorama das ações relacionadas à biodiversidade naquele Estado. Segundo ele, esse é o momento ideal para explorarmos a temática ambiental. “O que estamos vivendo nos desafia a pensar em novas formas de se tratar o meio ambiente, o consumo, o que com certeza trará um novo normal”.

A coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Sema RS, Lilian Zenker, questionou os colegas sobre os impactos das transformações sociais em meio à pandemia. “Trocarmos ideias sobre a temática ambiental, unindo esforços, é o que nos fará desenvolver. Será que podemos dizer que a sociedade está preparada para cultivar novos hábitos sobre o lixo, a água e ações coletivas? Refletindo é que poderemos vislumbrar um ambiente melhor para o nosso futuro, especialmente cuidando da nossa biodiversidade”.

Após as apresentações e debates, os participantes responderam a perguntas enviadas por quem acompanhava a transmissão ao vivo na página da Sema RS no Facebook. 

Texto: Bárbara Corrêa/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul