Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sema realiza reunião sobre obras de linhas de transmissão com empresa responsável

Publicação:

linhas transmissao (2)
A TAESA, empresa responsável pelas obras, pretende concluir o trabalho antes do prazo previsto de março de 2023 - Foto: Divulgação / TAESA

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) recebeu na manhã de quinta-feira (11/7) o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa), José Aloise Filho. A Taesa foi a empresa vencedora do lote 12 do leilão de transmissão nº 4 de 2018.

No encontro, o diretor apresentou o conjunto de obras que envolvem o projeto Sant’Ana. Serão duas subestações transformadoras de 230 kV (Livramento 3 e Maçambará 3), quatro linhas de transmissão de 230 kV, totalizando 587 quilômetros entre Santana do Livramento e Alegrete, Cerro Chato, Maçambará e Santa Maria, além do seccionamento da linha entre Maçambará e Santo Ângelo.

José Aloise Filho salientou o compromisso da Taesa no cumprimento das etapas do projeto e apresentou as empresas contratadas para atender os projetos básico e executivo, além das questões de licenciamento ambiental, fundiárias, equipamentos e materiais, de construção e comissionamento.

A entrega das obras está prevista para março de 2023, porém a empresa pretende antecipar este prazo. O investimento será de R$ 630 milhões, com geração de 1.525 empregos.

A exemplo do que ocorre com vencedores de outros lotes, durante o processo de desenvolvimento e execução, serão realizadas reuniões bimestrais de acompanhamento das etapas.

Participaram da reunião o secretário adjunto da Sema, Paulo Pereira, o diretor do Departamento de Energia, Eberson Silveira, o diretor-técnico da Fepam, Renato Chagas, e a assessora da Presidência da Fepam, Roberta Dalsotto.

Por parte da Taesa, além do diretor José Aloise Filho, estiveram presentes o gestor de projetos, Marco Fonseca, o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Alexandre Silva e a analista ambiental Beatriz Lacerda Lins.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul