Semana do Hip Hop tem apoio da Sedac
Publicação:
Na manhã desta terça-feira (29), em cerimônia realizada no gabinete da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o secretário da Cultura, Assis Brasil, assinou convênio com os representantes do Fórum Permanente do Hip Hop Gaúcho para o repasse de R$ 110 mil destinados à execução da Semana Estadual do Hip-Hop, criada por lei em 2008. O evento será realizado no mês de agosto, em data a ser definida nos encontros regionais que iniciam na próxima semana.
Assis Brasil saudou a organização e o trabalho dos componentes do Fórum e destacou o compromisso da secretaria em potencializar e garantir o acesso aos bens culturais a todas as manifestações da cultura.
O diretor de Cidadania e Diversidade Cultural da Sedac, João Pontes, destacou o amadurecimento do trabalho do Fórum. “Este é o melhor momento de organização do movimento Hip Hop no Estado. Queremos estimular a capacidade de autonomia e protagonismo dos artistas, com apoio para a capacitação, e estaremos juntos na construção da Semana Estadual do Hip Hop”, afirmou.
O convênio foi assinado pelo representante legal do Fórum, o Instituto Naumil. Fábio Kossman falou pelo instituto destacando o momento como histórico para o Hip Hop gaúcho. “Todo reconhecimento é importante para a nossa manifestação artística, mas o reconhecimento econômico nos traz um fundamental apoio para o trabalho da diversidade que o Hip Hop engloba”, disse.
Também participaram do encontro os integrantes do Fórum Permanente do Hip Hop, Malu Viana, White Jay, Adriana Dano e Lucas Lima, e Ariane, do grupo Trocando Ideia.
Sobre a Lei
A lei nº 13.043 de 30 de setembro de 2008 institui a Semana Estadual do Hip-Hop, quando serão realizadas manifestações artísticas, oficinas, debates, palestras e outras atividades com o objetivo de propagar a cultura Hip Hop como ferramenta de integração social e de ressocialização.
O fórum gaúcho
O Fórum Permanente do Hip Hop é uma reunião ordinária composta por membros da sociedade civil, em especial ativistas sociais, classe artística, e qualquer pessoa que tenha identificação com o movimento Hip Hop. É a instância máxima do movimento e contribui para a elaboração de políticas públicas e intermedeia o diálogo do movimento Hip Hop com o poder público estadual.
Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom