Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário aborda a relação entre a exposição a agrotóxicos e suicídio no RS

Publicação:

seminario agrotoxicos SES
Evento foi o primeiro da agenda alusiva ao Setembro Amarelo - Foto: Divulgação / SES

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) realizou nesta quarta-feira (14/8) o seminário Exposição Ocupacional e Saúde Mental. A atividade, direcionada a profissionais de saúde, apresentou o cenário que aponta os riscos principalmente a trabalhadores rurais, que são os mais expostos aos agrotóxicos. O seminário – realizado no auditório da Associação Médica do RS (Amrigs), em Porto Alegre, foi a primeira agenda da Secretaria da Saúde (SES) em alusão ao Setembro Amarelo, que trata da conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

Conforme explicou a técnica Vanda Garibotti, da área de intoxicação exógena do Cevs, a exposição a agrotóxicos se classifica em direta e indireta. “Trabalhadores rurais e das indústrias fabricantes desses agentes químicos, fornecedores e quem comercializa são diretamente expostos. A população é exposta indiretamente, por meio de resíduos de agrotóxicos que podem estar presente em alimentos, na água ou até no ar”, disse. 

A médica Neice Müller Xavier Faria estuda há anos essa relação da exposição ocupacional a casos de suicídio. “Já foi possível identificar que os índices de suicídio são maiores nas regiões onde há maior uso desses produtos, e que os agrotóxicos têm efeito sobre a saúde mental e comportamental”, comentou a pesquisadora da Universidade Federal de Pelotas. 

Setembro amarelo

Além do seminário, outros eventos serão promovidos pelo Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, que conta com a participação de várias áreas da SES, das secretarias da Educação, Segurança Pública, Administração Penitenciária e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, assim como entidades não governamentais (como o Centro de Valorização da Vida e a Cruz Vermelha). O RS apresenta uma das maiores taxas de suicídio do país, tendo registrado em 2017 mais de 1,3 mil mortes autoprovocadas.

Ainda este mês, no dia 27, a temática é a autolesão e o comportamento suicida na infância e adolescência. O encontro ocorre no teatro do Prédio 40 da PUCRS e as vagas já estão esgotadas. Em setembro, dia 10, ocorre a quinta edição do Seminário Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O evento acontece no Anfiteatro Jorge Escobar Pereira Lima (prédio 1 da UFCSPA). No dia 1º de outubro, no auditório do Ministério Público do RS, será realizado o Seminário Internacional de Prevenção do Suicídio na Segurança Pública.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul