Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Quem somos

Institucional

A Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul (SERFI), criada pelo Governador Eduardo Leite (Lei 15.246/19) e chefiada pela Secretária de Estado Patrícia Kotlinski, substituiu o antigo Escritório de Representação do Governo Gaúcho, em Brasília, criado pelo então Governador Leonel Brizola (Dec 12.130/61).

As atribuições da SERFI são: promover articulação, encaminhamento e acompanhamento de assuntos de interesse do Estado do RS, em Brasília, atuando nas relações federativas e internacionais, prestando apoio institucional a órgãos públicos e privados, que precisam da interlocução com órgãos federais, embaixadas e organismos multilaterais.

ESTRUTURA
Uma das primeiras Secretarias do Estado do RS a ter a sua estrutura básica publicada, pelo atual Governo (Dec 54.578/19), e integra a estrutura do Gabinete do Governador, nos termos da Lei nº 15.246/19 (publicada no DOE n.º 2, 3º edição, de 2 de janeiro de 2019), composta por uma das equipes mais enxutas da atual administração estadual, dispondo de apenas doze servidores (11 assessores e a titular da pasta).

SECRETÁRIA DE ESTADO

PATRÍCIA KOTLINSKI

A Secretária de Estado Patrícia Kotlinski já ocupava a Diretoria-Geral da pasta, na gestão da ex-senadora Ana Amélia Lemos. Natural de São Gabriel (RS), é especialista em Design Estratégico, com larga experiência no mercado internacional. Por mais de dez anos, trabalhou na Itália com profissionais de diversas áreas, culturas e atividades econômicas, assessorando Eva Cavalli, diretora da marca Roberto Cavalli. Atuou no desenvolvimento de novos projetos, coordenando equipes e organizando eventos, quando acumulou experiência em gestão. 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul