Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Servidores participam de Roda de Conversa pelo fim da violência contra mulheres

Publicação:

Encontro reuniu servidores da Fundação de Proteção Especial, que trabalha com jovens carentes
Encontro reuniu servidores da Fundação de Proteção Especial, que trabalha com jovens carentes - Foto: Divulgação/SDSTJDH

Como parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas no RS, servidores da Fundação de Proteção Especial (FPE) participaram, nesta quarta-feira (5), de Roda de Conversa sobre o tema. O evento abordou a tipificação das violências sofridas por mulheres e meninas e a conscientização de que a responsabilidade sobre esta questão é de todos.

A diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humano (SDSTJDH), Salma Farias Valencio, abriu o encontro relatando fato pessoal ocorrido hoje onde também foi vítima de agressão (verbal) por agente público machista. Em sua fala aos servidores, informou que 2% do PIB global é gasto no mundo com violência praticada contra as mulheres. Salma manifestou ainda sua gratidão aos servidores da FPE "que, além de seus afazeres pessoais, são os verdadeiros pais e mães dos abrigados".

O presidente da FPE, José Luiz Barbosa destacou o trabalho dos servidores e a dedicação deles aos abrigados. "São crianças, muitas delas vítimas de violência doméstica e que precisam de uma atenção especial", ressaltou.

A representante da direção de qualificação profissional da FPE, Gabriela Veríssimo, defendeu a importância de uma educação contra a violência de gênero desde os primeiros anos de vida. "Que nenhuma menina se cale diante de uma agressão", desejou.

Pelo Centro Estadual de Referencia da Mulher Vânia Araújo Machado participaram da Roda de Conversa a coordenadora e assistente social Márcia Costa e a advogada Carolina Rodrigues. Pelo Departamento de Políticas para as Mulheres/SDSTJDH, participaram Isabel Kremer, Rosangela Dorneles e Amanda Vieira.

Texto: Ascvom SDSTJDH
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul