Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

'Suite para Flauta e Jazz Piano' é atração do próximo Chapéu Acústico

Publicação:

A ideia de preparar o concerto Suite para Flauta e Jazz Piano, do compositor francês Claude Bolling, surgiu durante a apresentação de Dúnia e Artur Elias no Chapéu Acústico, em maio último. Após cinco meses de exaustivos ensaios e preparações, é chegada a hora de coroar o final de 2018 com chave de ouro, no projeto que ocorre na Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190), em uma parceria com o produtor Marcos Monteiro. A entrada se dá mediante contribuição espontânea.

Para dar vida a essa obra tão difícil de ser executada, dois dos instrumentistas mais versáteis do RS, os irmãos Artur Elias e Dunia Elias - flautista e pianista, respectivamente - que já eram parceiros musicais predestinados desde o berço, apoiados por um dos mais talentosos bateristas do estado, Bruno Braga, contaram com o baixo acústico de Rafael Figueiredo.

A Suite For Flute And Jazz Piano foi composta por Claude Bolling e gravada em 1975, pelo seu trio (piano, baixo acústico e bateria), junto com o flautista francês Jean-Pierre Rampal. Em 2018, a obra completa 43 da gravação e ainda continua um sucesso mundial. Nos EUA, o álbum foi indicado em 1975 para o prêmio Grammy de Melhor Performance de Música de Câmara.

Uma gravação de vídeo de Bolling e Rampal tocando a Suite foi gravada em 1976, no Palácio de Versalhes (França) e lançada no disco de vídeo LaserVision e em vídeo. Eventualmente, sob o título, Suite for Flute e Jazz Piano Trio, os CD e DVD digitais das versões das respectivas gravações de áudio e vídeo também foram lançadas em todo mundo.

Serviço

Quando: Terça-feira (11 de dezembro), às 19h

Onde: Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190)

Informações: Na BPE-RS pelo telefone (51) 3224-5045 ou com o produtor, via e-mail duearth@terra.com.br

Texto: Ascom Sedactel
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul